Grupo folclórico Swissando fará uma série de apresentações em outubro

Formado em 2010, grupo mantém viva a história do povo suíço, com canções, danças e trajes típicos
quarta-feira, 02 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Grupo folclórico Swissando fará uma série de apresentações em outubro

Definitivamente 2019 é o ano da Suíça no Brasil, mais especificamente em Nova Friburgo. Em terras brasileiras desde 1819, quando os primeiros imigrantes suíços chegaram à antiga Fazenda do Morro Queimado após longa e difícil viagem de navio partindo do Cantão de Fribourg, na Suíça. Neste mês e em novembro, as celebrações ganham destaque com apresentações especiais do Grupo Folclórico Swissando.

No entanto, as celebrações pelo bicentenário da imigração suíça estão ocorrendo na cidade desde o início do ano, especialmente durante o  Agosto Suíço, mês em que foi comemorado o Dia Nacional da Suíça (1º de agosto), e foi totalmente dedicado ao país europeu, com uma série de atividades e eventos lembrando a importância da colonização.

Forma promovidas na cidade apresentações de corais, danças folclóricas, capoeira, dança de salão, músicas típicas, cortejo de lanternas, competição de ciclismo, Festival do Chocolate e o lançamento do selo alusivo ao bicentenário da imigração suíça no Brasil.

O grupo 

Desde 2010, Nova Friburgo também conta com o talento e a dedicação do Grupo Folclórico Swissando, formado inicialmente por quatro casais de amigos que se uniram para resgatar, divulgar e difundir a cultura helvética através de danças populares da Suíça. O grupo, atualmente com 25 integrantes, também tem como objetivo manter viva a história do povo suíço, seja nas canções, nas danças e nas vestimentas típicas.

Ao término das apresentações, o Grupo Folclórico Swissando  tem como hábito convidar o público a participar da execução de determinada dança, de modo a fortalecer a interatividade e romper as fronteiras do palco, fazendo da plateia parte integrante dessa cultura.

Próximas apresentações

No próximo sábado, 5, às 19h, no Oktober Fest Cadima (Cadima Shopping); no dia 12, no Encontro das famílias Lugon-Molin, em Niterói; no dia 13, às 18h30, no Festival Cultural do distrito de Amparo. Em novembro, no dia 16, um sábado, no Encontro das famílias de imigrantes suíços, na Via Expressa, em Olaria, e no dia 23, no Encontro da Família Folly, no Nova Friburgo Country Clube.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade