Gripe: prefeitura diz que meta de vacinar 90% do público-alvo foi atingida

Doses que restaram estão sendo disponibilizadas somente a crianças de colo e doentes acamados. Campanha termina nesta sexta
segunda-feira, 10 de junho de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Gripe: prefeitura diz que meta de vacinar 90% do público-alvo foi atingida

 

Faltando apenas quatro dias para o término da campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza), Nova Friburgo atingiu a meta de imunizar 90% do público-alvo, informou nesta segunda-feira, 10, a Secretaria municipal de Saúde. As doses que restaram nas unidades de saúde estão sendo disponibilizadas somente a crianças pequenas de colo e a doentes acamados.

“Agora o município dispõe de doses apenas para crianças pequenas, que tomaram a primeira dose fracionada e necessitam da segunda para a imunização completa. Outro grupo que ainda receberá as vacinas é o dos pacientes acamados que não puderam comparecer antes às salas de vacinação”, informou a pasta.

As 4.200 doses da vacina que haviam chegado à cidade na última terça-feira, 4, acabaram para a maioria das pessoas nos postos que oferecem a imunização na sexta-feira, 6. Segundo a Secretaria de Saúde, contudo, a campanha continuará até a próxima sexta-feira, 14, somente para crianças e acamados, enquanto durarem os estoques.   

Iniciada no dia 10 de abril, a campanha de vacinação terminaria inicialmente no dia 31 de maio, mas o Ministério da Saúde decidiu prorrogá-la por mais 15 dias, já que vários estados, entre eles, o Rio de Janeiro, não haviam cumprido a meta de vacinar 90% do público-alvo. Em Friburgo, o objetivo da Secretaria de Saúde era imunizar 54 mil pessoas. Até 1º de junho, conforme noticiou A VOZ DA SERRA, 31 mil pessoas haviam sido vacinadas. Esse número correspondia a 57% da meta local.

O público-alvo era formado por gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e presos, funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade.

A vacina também era oferecida aos professores das escolas públicas e privadas, profissionais da saúde e das forças de segurança e salvamento, como policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

O último balanço sobre contágio divulgado pela Subsecretaria municipal de Vigilância em Saúde informa que foram notificados 31 casos de gripe na cidade. Destes, sete são de pacientes de outros municípios e sete sem localidades especificadas. Foram notificados também seis casos de pacientes com vírus sincicial respiratório, nove do vírus tipo H1N1, com a morte de um idoso.

Onde vacinar as crianças pequenas

Em Friburgo, as doses da vacina continuam sendo disponibilizadas a crianças para segunda dose nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, também imuniza as terças e quintas-feiras, das 9h às 16h.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade