Gripe: 2º mutirão de vacinação de idosos termina nesta quinta

Imunização para pessoas com mais de 60 anos acontece até meio-dia no Clube de Xadrez
quinta-feira, 03 de maio de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
Gripe: 2º mutirão de vacinação de idosos termina nesta quinta

Termina nesta quinta-feira, 3, das 9h ao meio-dia, o segundo mutirão de atendimento especial de idosos para imunização contra gripe. A ação é destinada a pessoas com mais de 60 anos e ocorre no Centro de Convivência da Terceira Idade (Clube de Xadrez), na Avenida Dr. Galdino do Vale Filho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos idosos à vacina, além de agilizar a imunização da terceira idade e, consequentemente, reduzir a ocorrência de filas no atendimento dos postos de saúde participantes da campanha. Segundo o município, ao todo, mil doses foram distribuídas na semana passada, durante o primeiro mutirão.

A campanha de vacinação teve início no último dia 24 de abril e segue até o dia 1º de junho. Em Nova Friburgo, cinco unidades de saúde estão oferecendo a imunização. São elas: Postos Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Posto Waldir Costa (Conselheiro Paulino) e Posto Tunney Kassuga (Olaria), de segunda a sexta-feira; Unidade Básica José Copertino Nogueira (São Geraldo), às terças e quintas-feiras; e a Unidade Básica Ariosto Bento de Mello (Cordoeira), as terças e sextas-feiras. Todas das 08h às 17h.

Somente no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, mais de 350 pessoas foram imunizadas nas primeiras quatro horas de campanha. Segundo a Coordenação de Imunização da cidade, a meta este ano é aplicar 43 mil doses da vacina em Nova Friburgo. Até a última terça-feira, 24, o município havia recebido 11 mil.

Além dos idosos, fazem parte do público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes em qualquer idade gestacional, mães até 45 dias após o parto e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar mediante prescrição médica.

A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde em 2018 protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e uma linhagem de influenza B. Ela é contraindicada, no entanto, para pessoas com alergia aos componentes, principalmente à proteína do ovo, e aqueles que apresentaram reação anafilática prévia em doses anteriores. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade