Governador vai convocar mais mil novos aprovados no concurso da PM

Secretaria da Polícia Militar passou a ter 765 novos policiais em 2019, podendo chegar a 960 até o final do ano
sábado, 09 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Governador vai convocar mais mil novos aprovados no concurso da PM

O governador Wilson Witzel anunciou na última sexta-feira, 8, a convocação de mais mil aprovados no concurso de 2014 da Polícia Militar para iniciar ainda este mês o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com o objetivo de reforçar o policiamento no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante cerimônia de formatura de 375 policiais militares em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

“Determinei que no dia 22 de novembro sejam chamados mil novos aprovados para iniciar o curso de formação. Nosso compromisso é recompor a Polícia Militar, dar condições de trabalho com armamento de qualidade e colete, entre outros equipamentos, como, por exemplo, as viaturas que estamos entregando e foram adquiridas no período da Intervenção Federal”, afirmou o governador.  

No ano que vem, outros 800 aprovados no concurso serão chamados gradativamente para iniciar o curso de formação, na medida em que forem abertas vagas na corporação. Em respeito ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), novos servidores só podem ser convocados em caso de vacância, seja por motivo de aposentadoria ou de exoneração de policiais.

De acordo com o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, “a formação de novos policiais tem ampliado a capacidade operacional da PM, a partir de um programa estruturado de capacitação e de aquisição de recursos materiais e tecnológicos”. Ainda segundo ele, este ano outros 195 praças vão concluir o curso de formação. A cerimônia de formatura está prevista para 15 de dezembro. Há outros 1.200 alunos fazendo o curso de formação da PM neste momento. Estes devem estar aptos para a formatura a partir de maio de 2020.

Com os 375 formados na última sexta-feira, a Secretaria da Polícia Militar passou a ter 765 novos policiais em 2019, uma vez que a primeira turma deste ano formou 390 PMs. Com a formatura de mais 195 praças prevista para o fim do ano, a corporação contará com um total de 960 profissionais a mais no serviço do policiamento preventivo e ostensivo nas ruas do estado do Rio de Janeiro.

Também deve ser publicado - ainda este ano - o edital de concurso para médicos e técnicos de enfermagem da PM, também para ocupação de vagas já abertas na corporação, sem descumprir o Regime de Recuperação Fiscal.

 

TAGS: Segurança pública