Giovanni Carvalho fatura título na categoria Poomsae em Cabo Frio

Um dos principais expoentes do taekwondo em Nova Friburgo, mestre segue representando a cidade
segunda-feira, 08 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Ao lado dos alunos, mestre de taekwondo representa Nova Friburgo em diversas competições
Ao lado dos alunos, mestre de taekwondo representa Nova Friburgo em diversas competições

Um dos principais expoentes do taekwondo em Nova Friburgo, o mestre Giovanni Carvalho e seus alunos seguem representando a cidade e a equipe nos mais diversos cantos do estado. E, invariavelmente, eles sobem a serra com bons resultados. No último dia 24, por exemplo, foi realizado em Cabo Frio, o 2º Open de Aniversário da LCTKD, organizado pelo mestre 4º Dan, Robson Godinho. Dezenas de atletas de Macaé, Rio de Janeiro, Quissamã, São Fidélis e Itaocara participaram da competição.

Friburgo foi representada por Giovanni Carvalho e mais um de seus alunos. O mestre, inclusive, faturou o título na categoria Poomsae. Houve ainda a conquista de uma medalha de prata nas disputas das categorias Poomsae e Kyourugui — onde Patrique Mozer faturou a segunda colocação. “Estou muito contente por ter sido apenas eu e meu aluno os vencedores. Isso aconteceu porque tivemos outro evento em julho, e alguns de meus atletas estavam machucados, se recuperando. No entanto, o importante é que o nome da nossa cidade estava presente na competição, e nós conseguimos trazer uma medalha de ouro e uma de prata nas categorias Kyourugui e Poomsae”, pontua Giovanni.

A competição citada pelo mestre friburguense foi o XIV Macaé Open de Taekwondo, realizado no Norte Fluminense, duas semanas antes do evento em Cabo Frio. Na ocasião, a equipe de Nova Friburgo acumulou um total de quatro medalhas de ouro e outras três de prata. “Agradeço ao apoio de A VOZ DA SERRA e do patrocinador, a Stam”, citou. 

O que é o Poomsae?

O Poomsae é uma série de movimentos com técnicas de defesa e ataque padronizados. Também é considerado um excelente exercício de concentração e coordenação motora. O Poomsae pode ser treinado ao longo da linha desenhada ou imaginária, a qual marca a posição dos pés e a direção do movimento. 

Há mudanças frequentes de ações e conexões de técnicas, onde é preciso existir um completo entendimento do significado do Poomsae e os princípios de sua composição. Durante a prática, devem também ser levados em consideração o olhar, o movimento do centro e equilíbrio, baixa ou alta velocidade, maior ou menor força e respiração.

Os Poomsaes do Taegeuk 1 ao 8 Jang são classificados como Poomsaes das graduações Kup (faixas coloridas) e os Poomsaes do Koryo até o Ilyeo das graduações Dan (faixas pretas). Dentro da série de movimentos básicos, cada ação é chamada de poom (forma), e são organizados para se ajustar ao padrão de direção do movimento, o qual é chamado de linha do Poomsae. As linhas são descritas por símbolos ou caracteres chineses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais
Publicidade