Gama inaugura terceiro monumento em dezembro

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Gama inaugura  terceiro monumento em dezembro
Gama inaugura terceiro monumento em dezembro

Uma caravela às margens do lago do Parque Santa Elisa, feita em concreto armado e com mais de dez metros de altura. Assim é o monumento em homenagem a D. João VI, o terceiro do circuito turístico cultural do Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama). A inauguração está marcada para as 10h do dia 6 de dezembro. Os dois monumentos anteriores homenageiam Galdino do Valle Filho e Alberto da Veiga Guignard. Outros sete serão feitos paulatinamente, até completar o circuito planejado.

Aliás, o circuito já está funcionando e, depois de concluído, deverá ser um dos mais importantes de Nova Friburgo. Turistas já o visitam e procuram por informações. No último dia 15, o artista Felga de Moraes, morador do bairro e criador dos monumentos, falou a visitantes de um ônibus do Rio de Janeiro sobre o projeto do Gama.

Os monumentos têm sido possíveis devido ao apoio das empresas Gemini, Wermar e Pedrinco e Prefeitura de Nova Friburgo, através da prefeita Saudade Braga e da secretária de Obras, Margareth Nacif, bem como o empresário Aurélio Crescêncio (Móveis Mobel e Pizzaria Papillon), Toyoserra, Stam, Drogaria Nacional e Superpão.

De acordo com o diretor do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, o circuito turístico e cultural do Gama resgata grandes valores de Nova Friburgo. Já foram homenageados Galdino do Valle Filho, criador do Dia da Criança; Alberto da Veiga Guignard, um dos mais renomados pintores brasileiros, de fama internacional, nascido em Nova Friburgo; e agora D. João VI, criador, por decreto real, da cidade de Nova Friburgo, em 16 de maio de 1818.

A caravela e o lago

A caravela foi a forma que Felga de Moraes criou para homenagear D. João VI. Na Praça da Criança há uma réplica do Troféu Galdino do Valle Filho, entregue durante seis edições; e na Praça Guignard a réplica é do troféu do mesmo nome, que segue para sua quarta edição, premiando artistas plásticos de Nova Friburgo e do Brasil. Agora D. João VI está sendo homenageado simbolicamente através de uma caravela, que, além de ter trazido o rei de Portugal para o Brasil, trouxe também os suíços que colonizaram Nova Friburgo. Por isso a caravela tem três velas, com as bandeiras de Portugal, Brasil e Suíça.

O monumento está situado onde futuramente será resgatado o lago do Parque Santa Elisa, antiga aspiração dos moradores. É um dos bairros mais bonitos da cidade, com grande vocação turística. A escultura da caravela tem dez metros de largura, com 11 metros de altura e pesa 160 toneladas de concreto. O piso terá mosaicos com as bandeiras das dez colônias radicadas no município, o brasão de Nova Friburgo e as logomarcas do Gama e da família Wermelinger, à qual pertencem os empresários Joel, Joilson e Jairo, que estão tornando possíveis os monumentos propostos pelo Gama para o circuito turístico e cultural em execução.

O presidente do Gama, Francisco Figueiredo, acrescenta que o monumento ainda terá 11 bandeiras. Representam as duas bandas centenárias de Nova Friburgo – Euterpe e Campesina –, Willisau (cidade da Suíça de onde partiram os Wermelinger), Estavayer-le-lac (cidade que foi o ponto de partida dos suíços que colonizaram Nova Friburgo), Brasil, Portugal, Suíça, Fribourg, estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Gama.

Figueiredo chama a atenção para a revitalização do lago, próxima empreitada do Gama, que terá novamente peixes e também cisnes. Será novamente um espaço de lazer para a comunidade, propício a passeios e caminhadas. É um antigo pedido dos moradores locais e uma preocupação do Gama.

A complementação do circuito

As demais etapas do circuito turístico e cultural do Gama são a homenagem ao poeta Júlio Salusse, o parque ecológico, dois pórticos, sendo um do lado do Catarcione e outro do lado das Braunes; um monumento a todas as artes e outro aos colonizadores suíços. Ainda está nos planos do Gama um museu de papier machê, que funcionará com os bonecos do artista friburguense Zeppe e como oficina de artes plásticas em geral. Haverá ainda computadores com a história de Nova Friburgo.

De acordo com previsões dos diretores, o circuito turístico e cultural do Gama deverá estar concluído em cinco ou seis anos, como grande incentivo ao turismo cultural em Nova Friburgo, da forma que acontece em tantos outros lugares.

Mais tarde os diretores do Gama pretendem implementar o projeto que vai abranger todos os distritos de Nova Friburgo. Na entrada será construído um pequeno monumento, em mosaicos, com o brasão e o histórico de cada um, além de uma panóplia que, entre outras bandeiras, inclui a do próprio distrito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade