Futmesa: AFFM/Friburguense brilha no Campeonato Brasileiro Interclubes

Botonista Marcus Vinicius é vice do Open Internacional de Futmesa
terça-feira, 29 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Time friburguense em confraternização (Foto: Divulgação)
Time friburguense em confraternização (Foto: Divulgação)

O melhor do Rio de Janeiro e o quarto do Brasil. Apenas mais duas conquistas dentre tantas colecionadas pela Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM) nos últimos anos. Protagonista no estado há algumas temporadas, a equipe de Nova Friburgo também voa alto no cenário nacional. A quarta colocação no 10º Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa foi alcançada entre os últimos dias 12 e 15, em competição realizada em um shopping de Goiânia. O evento contou com a organização da Federação Goiana de Futebol de Mesa e da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

Doze equipes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás se inscreveram para a competição. A Sociedade Mineira não compareceu, perdeu todos dos seus jogos por 48 a 0. O Friburguense, representado por Diogo Pereira, Marcus Vinícius Constantino, Rhaniery Jardim, Hiêgo Azevedo e Christofer Pereira e Pablo Pereira fez excelente campanha e terminou em quarto lugar, a melhor colocação da história da associação. De quebra, ainda conquistou a melhor posição dentre os times do Rio de Janeiro.

“Felizmente, conseguimos viajar, representar bem nossa cidade, ser o quarto melhor do Brasil e o melhor do Rio de Janeiro”, comemorou o presidente da AFFM, Fernando Cruz. O Frizão por muito pouco não alcançou, no mínimo, a prata. A equipe acabou eliminada nas semifinais da Série Ouro pelo XV de agosto pelo placar de 31x13. O time paulista avançou para decidir o título contra o conterrâneo Meninos, com a vantagem do empate, e acabou faturando o título ao vencer a partida por 24 a 21. América (RJ) e Corinthians (SP) decidiram a série prata, com vitória do time carioca.

O título do XV de Agosto — o primeiro de sua história — mantém a hegemonia do estado de São Paulo, que conquistou nove dos dez torneios disputados. Foram cinco conquistas do Palmeiras, duas do Corinthians, uma do Meninos e uma do XV de Agosto. O IVN, do Paraná, foi a única equipe de outro estado a vencer o torneio.

Conquista da Taça Rio garante vaga na grande decisão

Se o ano de 2016 tem sido bom, ele pode se tornar ainda mais especial para a AFFM/Friburguense. Isso porque a equipe terá a oportunidade de lutar pelo título estadual, graças à conquista da Taça Rio. A competição foi realizada no último domingo, 27, no Departamento de Futebol de Mesa do Vasco, em São Januário. O Vasco havia vencido a Taça Guanabara, e poderia ter conquistado o Carioca em caso de vitória também no segundo turno. No entanto, o Tricolor da Serra mostrou força e venceu o cruzmaltino fora de casa por 30 a 18.

“Após muito esforço e treino, conseguimos. Agradeço muito aos amigos e companheiros, um apoiando o outro, rodada após rodada, vibrando, torcendo, sofrendo, jogando. Alguns dizem até que somos obcecados, que não jogamos por diversão. A nossa diversão é competir. Até porque representamos nossa cidade e nosso patrocinador, a Stam, que deposita muita confiança na nossa equipe”, escreveu o botonista Christofer Barres em seu perfil de uma rede social.

Com o título do segundo turno, o Frizão enfrentará o Vasco no próximo domingo, 4 de dezembro, pela grande final do estadual Interclubes 12 toques.

Marcus Vinicius é vice do Open Internacional de Futmesa

A quarta colocação no Campeonato Brasileiro de Futmesa não foi o único motivo de alegria para a AFFM/Friburguense nos últimos dias. O Tricolor da Serra esteve representado por dois botonistas no Open International da modalidade Bola 12 Toques, realizado na sede do Vasco da Gama no último dia 19. Marcus Vinícius e Diogo Pereira foram dois das dezenas de atletas que participaram do torneio. O evento aconteceu depois do término da partida que decidiu o campeão intercontinental, entre o clube brasileiro Palmeiras (representante Sul-Americano) e o húngaro Debreceni (representante europeu), com vitória do alviverde paulista.

O Open International teve diversos jogos, e com o passar das rodadas, a disputa foi afunilando. Nas semifinais Jeferson (Palmeiras) venceu Lucas (América) por 11 a 8, e Marcus Vinícius (Friburguense) venceu Moacir Henze (Coronel Veiga) por 7 a 6. Na final, o botonista de Nova Friburgo teve boa atuação, em duelo equilibrado e decidido nos detalhes. Mas Jeferson conseguiu a vantagem mínima sobre Marcus Vinicius e venceu por 8 a 7. Marcus tinha a vantagem do empate, mas não conseguiu alcançá-lo. Na disputa pelo terceiro e quarto lugares, Lucas venceu Moacir por 8 a 6.

“Neste fim de semana tive uma excelente experiência. Fui convidado e integrar a equipe do Debreceni, da Hungria, para a final do Campeonato Mundial de clubes. Assim tornei-me o primeiro brasileiro a jogar por um clube europeu, e de quebra, conquistei um vice mundial. Depois, defendendo as cores do Friburguense, fui também vice-campeão do Open Internacional. São mais dois pódios para a conta, e agora segue o jogo”, descreve Marcus Vinícius em seu perfil de uma rede social.

“O Friburguense foi superado na partida final por 8 a 7, mas ficou com a segunda colocação, mostrando mais uma vez o motivo de ser considerado o melhor do Rio de Janeiro. Parabéns Frizão, e muito obrigado à Stam. O melhor futebol de mesa do Rio também parabeniza aos amigos do Palmeiras, campeões do mundo”, comemorou o presidente da AFFM/Friburguense, Fernando Cruz, através das redes sociais.

Os oito primeiros colocados

1º- Jeferson (Palmeiras)
2º- Marcus Vinícius (Friburguense)
3º- Lucas (América)
4º- Moacir Henze (Coronel Veiga)
5º- Bira Borges (América)
6º- Paulo Michilin (Palmeiras)
7º- Alex Bahr (Palmeiras)
8º- Tiago Penna (Meninos)

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade