Futebol amador, expectativa pelo Frizão e eventos, o esporte depois do Carnaval

Algumas competições já tiveram início e outras estão programadas para os próximos dias e meses
segunda-feira, 11 de março de 2019
por Vinicius Gastin
- CT do Nova Friburgo é palco para mais uma rodada do Campeonato da Cidade
- CT do Nova Friburgo é palco para mais uma rodada do Campeonato da Cidade

A frase clichê, conhecida por todo brasileiro, diz que “o ano no país só começa depois do carnaval.” No caso do esporte em Nova Friburgo, algumas competições já tiveram início, e outras estão programadas para os próximos dias e meses.

Jhennifer Alves, por exemplo, está nos EUA, onde participa de competição. A Corrida da Mulher e Admiradores é destaque neste domingo (10), conforme mostrou a edição desta sexta-feira de A VOZ DA SERRA, e o Montanha Cup já está com inscrições abertas. No caso do Friburguense, fica a expectativa por novidades para breve, uma vez que a Série B1 Estadual deve começar daqui a dois meses.

Campeonatos Amadores

Dentre as competições que já tiveram início em 2019 está o Campeonato da Cidade. O torneio deste ano conta com a participação de oito equipes, dentre elas uma convidada do município de Duas Barras. De acordo com o regulamento, são três jogos por final de semana – a exceção é a penúltima, quando quatro partidas serão realizadas. A competição é realizada por pontos corridos, e cada equipe joga pelo menos sete vezes nesta primeira fase. As quatro melhores classificadas avançam para as semifinais.

A rodada anterior ao Carnaval serviu para consolidar o Corujão, que goleou o São Pedro por 4x0; marcar a reação do São Roque, que fez 5x0 sobre o Boa União; e colocar frente a frente duas equipes fortes e tradicionais, Vargem Alta e Unidos do Alto, com o alvinegro da zona rural vencendo por 2x0.

Após o carnaval, o Campeonato da Cidade volta a ter rodada neste domingo, 10, no CT do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro Paulino. Às 9h30, Unidos do Alto e Boa União se enfrentam. Na sequência, às 11h30, é a vez de São Lourenço x São Pedro. O duelo entre Roma e Corujão, às 13h30, encerra a sexta rodada.

Outro torneio em andamento é a Copa da Cidade Master, também com organização de Jorge Freiman. Os participantes se enfrentam em sete rodadas na primeira fase, no sistema de pontos corridos, e os quatro melhores na pontuação avançam para as semifinais. Podem participar jogadores com 40 anos completos.

Na rodada anterior à folia, em Duas Barras, o Vargem Alta fez 3x0 sobre o Ort Fazenda. Já o Boa União ficou no 1x1 com o Puma. Neste sábado, 9, as equipes vão até Vargem Alta e entram em campo pela quarta rodada. Às 13h se enfrentam Ort Fazenda x Boa União, enquanto a equipe anfitriã terá como rival o Stucky, às 15h.

Expectativa pelo Frizão

Enquanto a bola rola pelos gramados de Nova Friburgo, cresce a expectativa pelos próximos passos do Friburguense. O clube estuda algumas possibilidades, em um trabalho bastante árduo da direção em busca de investimentos. Com o Campeonato Carioca da Série B1 previsto para começar em maio, assim como a Copa Rio, o Tricolor da Serra deve apresentar algumas novidades sobre o planejamento nos próximos dias. Ainda não há datas para essas competições, mas reuniões devem ser realizadas nas próximas semanas para os clubes começarem a tratar o tema junto a Federação.

Como noticiou A VOZ DA SERRA, a parceria com um clube português é uma dessas possibilidades estudadas pelo gerente de futebol José Siqueira. A reunião com empresários da cidade, realizada na Prefeitura de Nova Friburgo, também pode render algum tipo de fruto futuramente, mas ainda não há nada de concreto. O Frizão estuda algumas ações para aproximar o torcedor e fazer com que o município abrace a equipe de uma forma geral.

Com relação à montagem do elenco, ainda são poucas as definições. O Tricolor da Serra mantém uma base, com os garotos promovidos no ano passado, os experientes Bidu e Ziquinha, o zagueiro Bruno e outros atletas que fizeram parte do elenco em 2018 e podem retornar. O clube já não possui mais os passes de jogadores como Dedé, por exemplo, e não será simples conseguir novos empréstimos de atletas como Vitinho, Jorge Luiz e Dieguinho. Uma perda praticamente confirmada é a do capitão e ídolo Sergio Gomes, que de maneira extra oficial, manifesta a intenção de deixar a carreira profissional. É provável que Cadão seja mantido como técnico ou no mínimo, permaneça na comissão.

Próximos eventos

Além do futebol, o atletismo e o ciclismo vão movimentar Nova Friburgo nesse pós-carnaval. Já neste domingo, 10, é promovida mais uma edição da Corrida da Mulher e Admiradores, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. A prova é disputada em dois percursos, com distâncias de 5 km ou 10 km para as mulheres e 10km para os homens – os admiradores. Toda a estrutura é montada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, incluindo as tendas com os serviços oferecidos, a passarela com o pódio e o local de chegada e partida.

De acordo com a programação, as mulheres largam às 9h, em ambos os percursos, e os homens iniciam a corrida 15 minutos depois. A premiação terá início às 11h. Os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, cumprindo as determinações do regulamento, recebem medalhas de "finisher". Há prêmios também para os três primeiros das categorias feminina e masculina. Nos 10km, os mais rápidos receberão troféus. Os três primeiros de cada faixa etária, em cada prova, também ganham troféus.

Já no dia 7 de abril, o Montanha Cup, uma das mais tradicionais e importantes provas do ciclismo estadual, deve reunir centenas de desportistas na praça principal de São Pedro da Serra para abrir a temporada de provas do calendário do ciclismo municipal. O evento é dividido em diversas categorias e contempla participantes dos 15 aos 67 anos. A premiação para o vencedores inclui troféus para os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias, além de valores em dinheiro, que variam de R$ 100 a R$ 500.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade