Frizão vence o Gonçalense em estreia na segunda fase do Torneio OPG

Líder do grupo F por saldo de gols, time de Merica inicia uma série de três partidas fora de casa
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
por Vinicius Gastin
Damião tenta levar o Friburguense ao ataque no Eduardo Guinle (Foto: Vinicius Gastin)
Damião tenta levar o Friburguense ao ataque no Eduardo Guinle (Foto: Vinicius Gastin)

Em busca de uma final inédita do Torneio Otávio Pinto Guimarães, o Friburguense deu o primeiro passo ao fazer o dever de casa na tarde deste domingo, 18. Com gols de Lohan, Lucas e Léo, o Tricolor da Serra venceu o Gonçalense por 3 a 1 no Eduardo Guinle e já assumiu a liderança do grupo F pelo saldo de gols (no outro jogo o Volta Redonda bateu o Olaria por 2 a 1). Na sequência da segunda fase da competição, o time de Merica inicia uma série de três partidas fora de casa. A primeira delas contra o Volta Redonda na próxima quinta-feira, 22, às 15h, no Centro de Treinamento da equipe do Vale do Aço.

Frizão em vantagem

Com o time considerado ideal por Merica, o Friburguense iniciou a partida no campo de ataque. A posse de bola e a troca de passes eram as armas para tentar furar o bloqueio do Gonçalense, bem postado no campo de defesa. A primeira boa chance surgiu exatamente assim, quando a bola foi recuada até León, que acionou Lucas. O lateral adiantou para Felipe, que levantou na direção de Lohan, mas a zaga afastou.

O atacante participaria do lance seguinte, ao proteger com o corpo e trabalhar como pivô para Felipe. O meia buscou o levantamento, mais uma vez cortado pela defesa visitante. Outro ponto forte, as cobranças de escanteios e faltas de Léo foram ameaça constante. Depois de uma tentativa de Maicon e um contragolpe perigoso do Gonçalense, um lance que mudaria a história do jogo: o Frizão trabalhou a bola e Damião ficou com o rebote. O volante arriscou o chute e o zagueiro cortou com a mão. Além de ter cometido o pênalti, o jogador ainda recebeu o cartão vermelho. Lohan teve tranquilidade e categoria para marcar o primeiro do Friburguense.

Mesmo com a desvantagem numérica e no placar, a equipe da Baixada Fluminense não abriu mão de jogar, e conseguiu boas tramas nas proximidades da grande área tricolor. Depois do tempo técnico, a pedido de Merica, o Friburguense desacelerou o jogo e passou a ficar mais tempo com a bola nos pés. Desta forma, buscou envolver o adversário e aproveitar melhor a vantagem por ter um homem a mais. Em um contra-ataque, aos 35 minutos, Maicon arrancou pela esquerda e rolou para João. O coreano bateu no centro do gol para a defesa do goleiro. As oportunidades surgiram, mas o Frizão não marcou o segundo gol. A melhor delas surgiu nos pés de Lohan, que percebeu o goleiro adiantado, tentou bater por cima e errou o alvo.

Segundo tempo movimentado

Sem abrir mão do ataque, o Friburguense teve a primeira boa chance do segundo tempo com apenas dois minutos. Felipe arrancou e fez o passe de perna direita. Lucas, que fechava pelo meio, cortou a marcação e tentou deslocar o goleiro, que conseguiu desviar e evitar o gol. Na segunda oportunidade, o lateral não desperdiçou: Lohan recebeu na grande área, bateu e Lucas apareceu para completar o rebote do goleiro e ampliar a vantagem.

Com o controle da partida, o Frizão marcaria o terceiro aos 23, através de bela finalização de Léo. Um lance, entretanto, esquentou novamente o jogo: a defesa tricolor errou na saída de bola, e León travou o atacante adversário. No entanto, o árbitro interpretou como pênalti e ainda expulsou o goleiro tricolor. Jorge Luiz teve, logo na primeira bola, o desafio de tentar evitar o gol na cobrança da penalidade. E conseguiu, mas no rebote o Gonçalense diminuiu. O Frizão não deixou o ritmo cair, e Lohan só não marcou o quarto porque o goleiro fez grande defesa em duas oportunidades. Não fez falta. A vitória tricolor já estava consolidada no Eduardo Guinle.

O Friburguense atuou com León, Léo (Jorge Luiz), Pierre, Junior e Lucas; Murillo, Damião, João (Lincoln) e Felipe; Maicon (Ramon) e Lohan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | torneio otávio pinto Guimarães
Publicidade