Frizão não repete boas atuações, esbarra na marcação e perde para o Tigres

A atuação do Friburguense no primeiro tempo não satisfez o técnico Gerson Andreotti. Tanto é que foram duas as alterações já depois do intervalo, uma prática pouco usual do comandante tricolor
segunda-feira, 14 de março de 2016
por Vinicius Gastin
Bidu tenta levar o Friburguense ao ataque: forte marcação adversária (Foto: Vinicius Gastin)
Bidu tenta levar o Friburguense ao ataque: forte marcação adversária (Foto: Vinicius Gastin)

De fato, o Friburguense não fez um bom jogo no último domingo, 13. Aquém das boas últimas atuações, o Tricolor da Serra amargou uma derrota no jogo de estreia na Taça Rio diante do Tigres que bateu o Frizão por 1 a 0, no estádio Eduardo Guinle. Fabinho, no primeiro tempo, marcou o único gol do confronto, marcado pela consistência defensiva dos visitantes e pouca inspiração do time de Gerson Andreotti. Sem Jorge Luiz, suspenso, o Frizão teve dificuldades para criar jogadas e não conseguiu superar o bloqueio do Tigres. No próximo sábado, 19, o Friburguense recebe o América, às 16h, em Nova Friburgo.

Trave para o Frizão

O duelo de abertura da Taça Rio teve uma mistura de sensações no Eduardo Guinle. Para os experientes Thiago Feltri e Rosinei, ex Atlético-MG e Corinthians, respectivamente, o jogo tinha sabor de estreia. Para Rômulo, um dos destaques do Friburguense, pode ter sido o de despedida. O Tricolor da Serra recebeu uma proposta do futebol da Suíça, que deve ser o destino do jogador.

Requisitado desde a entrada em campo pelas crianças, o camisa nove também foi o principal alvo dos meias do Frizão nos minutos iniciais. Um deles era Damião, escolhido pelo técnico Gerson Andreotti para substituir o suspenso Jorge Luiz. Em meio à marcação e o campo escorregadio por conta da chuva fina, surgiu uma boa falta sobre Rômulo na risca da grande área. Flavinho cobrou por cima. Sem levar real perigo ao gol de Renan, o Friburguense sofreu com a bola parada adversária: aos 20 minutos, antes do apito para o tempo técnico, Giovane cobrou falta da esquerda, Fabiano desviou no meio do caminho e balançou as redes de Marcos.

Sem conseguir articular as jogadas, o time comandado por Gerson Andreotti apostou na ligação com Caíque e Rômulo. Aos 22 minutos, Caíque recebeu dentro da área, faz o pivô e rolou para Gleison, mas o passe saiu muito fraco. Pouco depois, O camisa 11 voltou a fazer o trabalho de garçom, mas Rômulo, já desequilibrado, não conseguiu concluir ao gol.

O Tricolor da Serra cresceu no jogo, e ameaçou com uma série de levantamentos à grande área. Mas a melhor chance surgiu através de um chute de Ronaldo, que desviou na zaga e quase traiu Renan. Aos 37, o camisa um do Tigres foi corajoso ao sair nos pés de Diego Guerra para evitar a finalização já na pequena área. Na sequência do lance, Caíque bateu no centro do gol para a defesa de Renan.

Nos minutos finais, o time visitante aproveitou a habilidade dos homens de frente para manter a posse de bola no ataque. A partir da estratégia, surgiram novas oportunidades para levantar a bola na área. A defesa tricolor levou a melhor em quase todas, e numa delas, a bola caiu nos pés de Vitinho.

O lançamento preciso encontrou Rômulo, que teve calma para dominar, avançar, escolher o canto e carimbar a trave direita aos 43 minutos. Na mesma moeda, o Tigres encaixou contra golpe e Wilian foi parado com falta na entrada da área. Marcos fez grande defesa e Fabiano completou para as redes, mas em posição irregular. Dos males o menor para o Friburguense.

Faltou inspiração...

A atuação do Friburguense no primeiro tempo não satisfez o técnico Gerson Andreotti. Tanto é que foram duas as alterações já depois do intervalo, uma prática pouco usual do comandante tricolor. Com Jefinho na vaga de Cadão, Bidu foi recuado para a zaga. Na direita, um lateral por outro: Ronaldo, que estava bem abaixo na comparação com as últimas atuações, deu lugar a Sergio Gomes.

O jogo começou tenso, e com menos de cinco minutos, dois cartões amarelos foram mostrados. No primeiro bom lance, o Friburguense trabalhou pela esquerda e a bola chegou até Rômulo na grande área. O atacante dominou, girou e bateu cruzado à esquerda. Sem Jorge Luiz, a equipe encontrava dificuldades para fazer a transição da defesa para o ataque. Então, a bola alta foi opção aos 11 minutos: Gleison levantou, Rômulo escorou e Sérgio Gomes bateu por cima. De fato, os muitos erros no último passe prejudicavam a execução das jogadas.

O bloqueio do Tigres era cada vez mais forte. A partir dos 25 minutos, a defesa passou a ser prioridade total da equipe de Xerém, que deixava apenas Willian como opção para puxar os contra golpes. Andreotti apostou em Lohan como última cartada para aumentar o poder ofensivo tricolor. Mas foi Diego Guerra quem apareceu no ataque para cabecear aos 32 minutos, por cima da meta. O zagueiro seria expulso aos 40 minutos, ao receber o segundo amarelo por reclamação. Problemas em campo e no placar, que apesar das tentativas finais na base do abafa, não mexeu mais no estádio Eduardo Guinle. Na última oprtunidade, em um escanteio, Marcos foi para a grande área, mas não teve jeito.

Ficha Técnica

Friburguense 0 x 1 Tigres
Campeonato Carioca 2016 - Taça Rio
1ª rodada

13/03/2016 - 16h
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo - RJ
Renda: R$ 4.970,00
Público: 350 pagantes / 440 presentes

Árbitro: Daniel Wilson de Castro
Assistentes: Gilberto Pereira e Rafael Rosa

Friburguense: Marcos; Ronaldo (Sérgio Gomes), Cadão (Jefinho), Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Damião (Lohan), Vitinho e Gleison; Rômulo e Caíque.
Técnico: Gerson Andreotti

Tigres do Brasil: Renan; Lucão, Alex Bruno, Thiago Medeiros e Thiago Feltri; Gabriel (Alex), Fabiano, Rosinei e Giovane (Airton); Willian (Weverton) e Kelvin.
Técnico: Cássio Barros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade