Frizão estreará na Série B1 Estadual em 19 de maio, contra o Audax

Time espera colocar um ponto final em sua passagem pela 2ª divisão do futebol carioca este ano e retornar em 2019 à elite estadual
sexta-feira, 23 de março de 2018
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Dirigentes das equipes participantes da Série B1 se reuniram para conhecer a tabela da competição
Dirigentes das equipes participantes da Série B1 se reuniram para conhecer a tabela da competição

Uma caminhada longa, difícil, mas com um objetivo bem definido. Apesar das dificuldades financeiras, o Friburguense espera colocar um ponto final em sua passagem pela segunda divisão do futebol carioca este ano e retornar em 2019 à elite estadual, onde esteve em 18 das 20 últimas temporadas. A tabela da competição foi sorteada durante reunião do Conselho Arbitral, realizada na tarde da última segunda-feira, 19, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Dirigentes dos 20 clubes que participam da Série B1 estiveram presentes, e o Frizão foi representado pelo gerente de futebol, José Siqueira, e pelo vice-presidente de futebol, Carlos Alberto Nideck.

Passo a passo, jogo a jogo, o Tricolor da Serra terá o seu destino definido a partir de 19 de maio, quando vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Audax, possivelmente no estádio Moça Bonita, em Bangu. O primeiro jogo em casa será no dia 23 de maio, uma quarta-feira, contra o São Gonçalo. A diretoria tricolor ainda não confirmou oficialmente, mas é provável que os jogos no Eduardo Guinle, nos meios de semana, aconteçam às 19h30.

O grupo A será composto por América, Americano, Angra dos Reis, Artsul, Barcelona, Barra da Tijuca, Gonçalense, Santa Cruz, Serra Macaense e Sampaio Corrêa. Já na chave B, o Friburguense terá a companhia de Audax Rio, AD Itaboraí, Duque de Caxias, Bonsucesso, Carapebus, Olaria, São Gonçalo EC, Serrano e Tigres do Brasil.

O adversário da primeira rodada é conhecido, e promete ser complicado. Time de melhor campanha no geral ano passado, o Audax manteve a base e buscará reforços, sendo um dos times que mais investirá recursos financeiros. O Frizão encerra o primeiro turno fora de casa, contra o Tigres do Brasil, e abre a Taça Corcovado também longe da serra, diante do América, fechando o turno final da primeira fase contra o Americano no Eduardo Guinle.

Regulamento

No primeiro turno (Taça Santos Dumont), os clubes enfrentam os times dentro do próprio grupo. Os dois melhores de cada chave avançam e cruzam com os dois melhores do outro grupo, em jogo único, com a vantagem do empate para os primeiros colocados. No segundo turno (Taça Corcovado), os times encaram as equipes da outra chave, com o regulamento das semifinais e finais idênticos ao do turno inicial.

Os dois campeões das taças terão a vantagem de jogar por dois resultados iguais ou saldo de gols igual nas semifinais da B1, que serão disputadas em dois jogos, de ida e volta (principal mudança no regulamento deste ano). Os outros dois clubes semifinalistas serão definidos através da classificação geral, na soma das campanhas dos dois turnos somados. Os finalistas automaticamente sobem para a Série A de 2019 e disputam o título em partida única, em campo neutro e sem vantagem para nenhum time. Os três piores da classificação geral são rebaixados.

Frizão se prepara

O período de treinamentos foi retomado na última semana, quando se reapresentou um grupo de jogadores formado por Sérgio Gomes, Bidu, Ziquinha (profissionais), Cleisson, Murilo, Júlio César e Jonathan (promovidos dos juniores). O goleiro Afonso e o volante Rafael retornaram na terça-feira.  A expectativa é que durante esta semana outros quatro atletas emprestados para outras equipes voltem e integrem o elenco. No final do mês, o grupo será fechado com alguns reforços.

Com recursos limitados e a saída do patrocinador master, o clube busca novas fontes de receitas. Até mesmo o comando técnico depende da questão financeira e, sobretudo estrutural. Gérson Andreotti segue como o favorito da direção para o cargo, mas caso não haja acordo, a manutenção do zagueiro Cadão como técnico é cogitada.

BOX1:

A tabela do Friburguense - Taça Santos Dumont:

19/05 – Sáb – 15h – Audax Rio x Friburguense, à definir

23/05 – Qua – 19h30 – Friburguense x São Gonçalo, Eduardo Guinle

26/05 – Sáb – 15h – Duque de Caxias x Friburguense, Marrentão

02/06 – Sáb – 15h – Friburguense x Itaboraí, Eduardo Guinle

09/06 – Sáb – 15h – Bonsucesso x Friburguense, à definir

13/06 – Qua – 19h30 – Friburguense x Carapebus, Eduardo Guinle

16/06 – Sáb – 15h – Olaria x Friburguense, Rua Bariri

20/06 – Qua – 19h30 – Friburguense x Serrano, Eduardo Guinle

23/06 – Sáb – 15h – Tigres do Brasil x Friburguense, Los Lários

- Taça Corcovado

07/07 – Sáb – 15h – América x Friburguense, Giulite Coutinho

14/07 – Sáb – 15h – Friburguense x Santa Cruz, Eduardo Guinle

18/07 – Qua – 15h – Barcelona x Friburguense, à definir

21/07 – Sáb – 15h – Friburguense x Barra da Tijuca, Eduardo Guinle

28/07 – Sáb – 15h – Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira

04/08 – Sáb – 15h – Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle

11/08 – Sáb – 15h – Angra dos Reis x Friburguense, à definir

15/08 – Qua – 19h30 – Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle

18/08 – Sáb – Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão

25/08 – Sáb – Friburguense x Americano, Eduardo Guinle

Primeira rodada – Taça Santos Dumont:

Serra Macaense x América

Santa Cruz x Americano

Angra dos Reis x Barra da Tijuca

Artsul x Sampaio Corrêa

Barcelona x Gonçalense

Audax Rio x Friburguense

Bonsucesso x Carapebus

AD Itaboraí x Olaria

Duque de Caxias x Serrano

São Gonçalo EC x Tigres do Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade