Frizão confirma participação na Copa Rio e retoma treinos

O Friburguense escreve novas páginas importantes de sua história a partir desta semana, quando inicia a preparação para o segundo semestre
segunda-feira, 18 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Sérgio Gomes é um dos pilares do Friburguense no processo de reestruturação do futebol do clube (Foto: Vinicius Gastin)
Sérgio Gomes é um dos pilares do Friburguense no processo de reestruturação do futebol do clube (Foto: Vinicius Gastin)

Recomeçar em busca dos objetivos. O Friburguense escreve novas páginas importantes de sua história a partir desta semana, quando inicia a preparação para o segundo semestre. O Frizão está confirmado na disputa da Copa Rio, a partir de 17 de agosto, e o elenco já se reapresentou ontem, 18, no estádio Eduardo Guinle. Mesmo com as dificuldades financeiras, o clube — que cogitou a possibilidade de abrir mão de sua vaga — avalia ser importante a participação no torneio. A ideia é começar a montar uma equipe já visando a próxima temporada, quando o Tricolor vai disputar a série B do campeonato carioca.

O grupo de atletas vai ser formado por 12 jogadores remanescentes do Estadual deste ano. Nesse primeiro momento não há nenhum reforço em vista para a disputa da Copa Rio. Além de Sérgio Gomes, Cadão, Bidu e Ziquinha — que prontamente se colocaram à disposição para ajudar o clube no desafio de retornar à elite — nomes como os dos goleiros Afonso, León e Jorge Luiz, do zagueiro Bruno e dos meias Pierre, Vitinho, Jefferson e Damião vão compor o elenco.

O atacante Lohan deve rescindir com o Macaé e retornar a Nova Friburgo. O caso do zagueiro Diego Guerra, que também não deverá permanecer no Norte Fluminense, ainda será avaliado. Contudo, o jogador é considerado caro para os atuais padrões do clube.

“Eles vão estar juntos nesse processo de retorno à primeira divisão. Basta avaliar que, depois do jogo contra o América, em que vencemos, abrimos mão da experiência deles e fomos derrotados nas três partidas seguintes. Perdemos o Bidu por lesão e o Cadão esteve fora de alguns jogos. Voltamos a vencer com a presença deles, diante do Macaé. O Sérgio Gomes participou do jogo contra o Resende, onde deveríamos ter vencido, e teve uma ótima atuação. Na verdade existe a insistência neurótica de que o time é velho, mas não é por aí. O futebol exige entrega, e não observamos isso em todos os atletas durante a Taça Rio. Esses quatro são fundamentais para puxar os mais jovens, sem contar a qualidade técnica e a boa condição física que apresentam”, pontua o gerente de futebol José Siqueira.

O restante do grupo será preenchido pelos garotos das divisões de base, onde o clube acumula bons resultados recentes, especialmente nas categorias juniores e juvenil. A adoção destas medidas de renovação do elenco e o olhar especial para a base contam com o respaldo do exemplo de sucesso do próprio Friburguense. Em 2010, o clube se desfez dos medalhões logo depois de ser rebaixado, e colocou em campo um time recheado de jovens jogadores na Copa Rio daquele ano. Além de alcançar a semifinal do torneio, o Tricolor da Serra conseguiu montar a base que o reconduziu à primeira divisão estadual no ano seguinte. 

A intenção é repetir a estratégia de seis anos atrás a partir deste segundo semestre. O gerente de futebol, José Siqueira, inclusive viajou com o time de juniores durante o estadual deste ano para também acompanhar as partidas fora de casa. Dentre outros, Felipe Ceccon, Rodrigo, João Victor, Rafael, Lucas Cunha e João Pedro são nomes que irão compor o grupo profissional. “Isso nos ajudou muito em 2011. No ano anterior, fomos semifinalistas da Copa Rio com o time que estávamos montando. Ali descobrimos Marcelo, Lucas, Jorge Luiz e Diego Guerra, por exemplo. São jogadores que eram desconhecidos dos torcedores e sobressaíram”, observa Siqueira.

Laboratório para Merica

Merica será realmente promovido a treinador do time profissional, e passará por uma espécie de laboratório. A continuidade de seu trabalho ou a contratação de outro técnico dependerá do desempenho do Friburguense na competição. “O Merica já vinha sendo preparado, desde que passou a auxiliar o Gerson (Andreotti, ex-técnico), e atende ao nosso perfil. É um treinador jovem, mas que entende a filosofia do clube e dialoga. Existe muita gente que diz que o Siqueira escala o Friburguense, que determina uma ou outra mudança. Isso não é verdade. Eu apenas gosto de participar do processo, de estar por dentro de tudo o que acontece e de conversar. Faço parte de uma comissão. O Merica é uma pessoa que tem essa consciência, entende a nossa filosofia e sabe que é preciso trabalhar pelo clube, mantendo um padrão tático e de dia a dia que nós sempre adotamos no clube”, completa o gerente de futebol do tricolor.

De acordo com a tabela (que ainda pode ser alterada), o Frizão estreia em casa, e na sequência, viaja para encarar o Resende. Na última rodada da primeira fase, prevista para 5 de outubro, o Tricolor enfrenta a Portuguesa, na Ilha do Governador.

A Copa Rio de 2016

Diferente do formato que vigorou por alguns anos, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro divulgou um novo regulamento para a Copa Rio deste ano. A Ferj também determinou que o torneio, que vale uma vaga na Copa do Brasil e outra na Série D do Brasileiro, começa no dia 17 de agosto, uma semana após o previsto. Neste modelo, 16 equipes participarão da competição estadual. 

Antes com quatro grupos, a Copa Rio passa a ter apenas dois, com, no máximo, oito equipes. Na primeira fase, um grupo enfrenta o outro em turno único. As duas melhores de cada chave avançam para as semifinais, em cruzamento olímpico: 1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA. Após os dois confrontos, os vencedores se garantem em uma competição nacional na próxima temporada, e fazem a final também em dois jogos.

A tabela da competição também foi divulgada, mas ainda há equipes que avaliam as possibilidades de participação. As partidas da primeira fase acontecem às quartas-feiras, e a tabela pode sofrer mudanças até o início da competição. No Grupo A estão Madureira, Bangu, Friburguense, Queimados, Angra dos Reis e Sampaio Corrêa. Formam a chave B as equipes do Volta Redonda, Resende, América, Boavista, Portuguesa e Rio São Paulo. Ainda estão em aberto quatro vagas.

A tabela do Frizão

17 de agosto - Friburguense x 6A, Eduardo Guinle
24 de agosto - Resende x Friburguense, a definir
31 de agostoo - Friburguense x 7A, , Eduardo Guinle
07 de setembro - Volta Redonda x Friburguense, Raulino de Oliveira
14 de setembro - Friburguense x Boavista, Eduardo Guinle
21 de setembro - Rio São Paulo x Friburguense, a definir
28 de setembro - Friburguense x América, Eduardo Guinle
5 de outubro - Portuguesa x Friburguense, Luso-Brasileiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade