Friburguenses faturam desafio de inovação do Senai

Jovens vão passar dois meses na Incubadora Oito e apresentar ideias em evento no Museu do Amanhã, no Rio
terça-feira, 22 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
As equipes vencedoras de Nova Friburgo apresentaram suas ideias inovadoras no evento Demodey, na sede da Firjan
As equipes vencedoras de Nova Friburgo apresentaram suas ideias inovadoras no evento Demodey, na sede da Firjan

Das equipes friburguenses venceram o Desafio Senai + Indústria e foram selecionadas para passar dois meses na Incubadora Oito, da operadora de telefonia Oi, e convidadas a apresentar suas ideias no desafio de startups do evento Startup Insight & Connection (SIC), que será realizado em 4 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Pelo menos 14 projetos de todo o estado, desenvolvidos para solucionar problemas reais do setor produtivo das indústrias foram apresentados no evento Demoday, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Rio de Janeiro.

Um dos projetos friburguenses escolhidos foi o BowArc, uma máquina capaz de semiautomatizar o processo de introdução do arco no viés do sutiã com bojo, utilizando um pistão pneumático. “Ganhar o reconhecimento da nossa ideia nos motiva a continuar. Vamos trabalhar intensamente para que nosso produto seja aprimorado e chegue ao mercado”, disse Gabriel Moreira, estudante do Senai Nova Friburgo. De acordo com ele, algumas empresas interessadas na novidade criada pelos alunos já entraram em contato com o grupo.

A segunda equipe premiada foi a que desenvolveu a máquina semiautomática Deri, que realiza a dobragem, embalagem e contagem na produção da roupa íntima, substituindo um processo manual e lento. O ganho pode aumentar a produtividade em 240%. “Estamos no caminho certo para conseguir abrir nossa própria empresa e vender ou alugar nosso equipamento”, destacou Luiz Fernando, também aluno do Senai Nova Friburgo.

Carlos Júnior, fundador da empresa Sai do Papel, idealizadora do SIC e aceleradora parceira da Firjan, ressalta que a participação dos dois projetos criados pelos alunos do Senai Nova Friburgo com potencial de ganharem o mercado será importante no evento do mês que vem no Museu do Amanhã. “Teremos lá investidores e empreendedores que poderão apoiar esses jovens”, ponderou.

Para Bernardo Estefan, gerente de Desenvolvimento de Alianças do Oito, passar 60 dias na incubadora ajudará os estudantes a ampliarem seu networking e conhecimentos: “O Senai é uma rede muito qualificada e, juntos, temos que fomentar a inovação para dinamizar nosso estado”.

Desafio Senai + Indústria

O objetivo do Desafio Senai + Indústria – fase Pré-Acelera é capacitar estudantes para estarem aptos a validar ideia no mercado e desenvolverem um produto viável. De 166 projetos inscritos, 14 foram selecionados para participarem desta fase. Workshops e palestras foram realizados para complementar o aprendizado dos alunos e ajudá-los a estruturar suas ideias, além de treinamento para exposição final dos produtos prototipados. Os estudantes se dedicaram por quatro meses nos espaços de coworking das unidades Senai e dos FabLabs.

“Atuamos como protagonistas da transformação, qualificando profissionais capazes de atuar na indústria de hoje e na do futuro. Além de criar oportunidades para nossos jovens, ainda ajudamos a melhorar o ambiente de negócios do estado do Rio”, observou Alexandre dos Reis, superintendente do Sesi e diretor regional do Senai.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade