Friburguense terá o Duque de Caxias como primeiro rival na Série B1

Grupos e tabela do Campeonato Estadual da Série B1 já estão definidos
quinta-feira, 21 de março de 2019
por Vinicius Gastin
Encontro com o Duque de Caxias em 2018 traz boas recordações para o Tricolor da Serra
Encontro com o Duque de Caxias em 2018 traz boas recordações para o Tricolor da Serra

O primeiro passo rumo ao sonho de voltar a jogar a primeira divisão do Campeonato Carioca poderá ser dado em casa pelo Friburguense. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) sorteou na tarde da última terça-feira, 19, grupos e tabela do Campeonato Estadual da Série B1 de 2019. Ao contrário da temporada passada, quando estreou fora de casa contra o Audax, o Tricolor da Serra faz o primeiro jogo da temporada em Nova Friburgo, no dia 25 de maio, quando recebe o Duque de Caxias.

Ano passado, no confronto entre ambos, o Frizão venceu por 1x0 em Xerém, com gol de Lohan. O jogo válido pela terceira rodada da Taça Santos Dumont marcou a reestreia de Jorge Luiz pelo clube, e o início de uma boa arrancada até as semifinais do primeiro turno. Foram cinco vitórias e um empate na sequência do campeonato. O período de invencibilidade acabou no polêmico jogo contra o Tigres do Brasil, em Los Lários, pela última rodada da Santos Dumont. A equipe comandada por Cadão acabaria eliminada pelo Americano, em Campos.

Nem tanta sorte assim...

 Estrear em casa poderia ser um indicativo de sorte para o Friburguense, mas a sequência da tabela do primeiro turno faz a tese cair por terra. Integrante do grupo com nove equipes, o Tricolor fará um total de oito jogos na Taça Santos Dumont. Com um detalhe: serão apenas três no Eduardo Guinle e outros cinco fora de Nova Friburgo. Duque de Caxias e Itaboraí estão nessa mesma situação. Serra Macaense e Bonsucesso vão ter quatro jogos em casa e quatro fora, enquanto Barra da Tijuca, Tigres e Serrano tiveram melhor sorte, e jogarão cinco partidas em seus estádios e três fora de casa.

As datas ainda vão ser detalhadas pela Federação, mas a sequência já é conhecida pelo clube. Depois do duelo com o Duque, o Frizão sai para enfrentar o Serrano, recebe o Itaboraí, viaja para encarar Bonsucesso e Barra da Tijuca em sequência, joga a sexta partida em casa contra o Tigres do Brasil, sai para pegar o Serra Macaense, folga na oitava rodada e fecha o turno contra o Campos, também longe de Nova Friburgo.

No segundo turno a situação é mais equilibrada. O Friburguense fará cinco jogos em casa – inclusive o primeiro, contra o Sampaio Correa, e outros cinco fora. Ou seja: nos 18 compromissos nas primeiras fases da Série B1, o Frizão viajará em dez oportunidades e jogará em casa oito vezes. São 24 pontos em disputa na serra, e outros 30 longe do Eduardo Guinle.

Equipes e regulamento

Bonsucesso e Serrano, clubes da divisão que tinham pendências com a entidade, acertaram as questões a tempo e estão confirmados na competição.

A Série B1 deste ano terá 19 participantes em busca das duas vagas na Seletiva de 2020. Desta forma, necessariamente, um time terá folga por rodada. A tabela e o regulamento da categoria Sub-20 são iguais as do profissional.

Na abertura da Taça Santos Dumont (1º turno), além do jogo que envolve Frizão e Duque, destaque para o duelo entre Nova Cidade, campeão da Série B2 em 2018, e America, que faturou o título da B1, mas foi rebaixado no Grupo X e, como manda o regulamento, tem que disputar a Segundona no mesmo ano. Os duelos entre Barra da Tijuca x Itaboraí e Sampaio Corrêa x Goytacaz também prometem ser movimentados.

O regulamento da competição é praticamente o mesmo em relação ao do ano passado, mas com uma mudança importante: caso um time vença os dois turnos, ele sobe diretamente e os dois da classificação geral disputam a outra vaga. As equipes se enfrentam em turno (Taça Santos Dumont, dentro do grupo) e returno (Taça Corcovado, grupos cruzados), e os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais em jogo único.

O campeão de cada turno – se forem diferentes - e os dois melhores times da classificação geral (soma dos dois turnos) avançam para as semifinais do campeonato. Os finalistas sobem para a Série A de 2020 e disputam a Seletiva.

Compõem o grupo A as equipes do America, Angra, Artsul, Audax, Gonçalense, Goytacaz, Nova Cidade, Olaria, Sampaio Corrêa e São Gonçalo. O Friburguense está na chave B, que possui apenas nove times, ao lado de Barra da Tijuca, Bonsucesso, Campos, Duque de Caxias, Itaboraí, Serra Macaense, Serrano e Tigres do Brasil.

Os grupos da Série B1

GRUPO A: America, Angra, Artsul, Audax, Gonçalense, Goytacaz, Nova Cidade, Olaria, Sampaio Corrêa e São Gonçalo
GRUPO B: Barra da Tijuca, Bonsucesso, Campos, Duque de Caxias, Friburguense, Itaboraí, Serra Macaense, Serrano e Tigres

Tabela do Frizão

Taça Santos Dumont
25/mai - Sáb, 15h - Friburguense x Duque de Caxias, Eduardo Guinle
01/jun - Sáb, 15h - Serrano x Friburguense, Atílio Marotti
12/jun - Qua, 15h - Friburguense x Itaboraí, Eduardo Guinle
15/jun - Sáb, 15h - Bonsucesso x Friburguense, a definir
22/jun - Sáb, 15h - Barra da Tijuca x Friburguense, a definir
29/jun - Sáb, 15h - Friburguense x Tigres, Eduardo Guinle
06/jul - Sáb, 15h - Serra Macaense x Friburguense, Moacyrzão
20/jul - Sáb, 15h - Campos x Friburguense, Ângelo de Carvalho

Taça Corcovado
03/ago - Sáb, 15h - Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
10/ago - Sáb, 10h - Gonçalense x Friburguense, Alzirão
17/ago - Sáb, 15h - Friburguense x Nova Cidade, Eduardo Guinle
24/ago - Sáb, 15h - São Gonçalo x Friburguense, Alzirão
31/ago - Sáb, 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle
04/set - Qua, 15h - Audax x Friburguense, Moça Bonita
07/set - Sáb, 15h - Friburguense x Angra dos Reis, Eduardo Guinle
11/set - Qua, 15h - America x Friburguense, Giulite Coutinho
14/set - Sáb, 15h - Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
18/set - Qua, 15h - Goytacaz x Friburguense, Ary de Oliveira

1ª rodada - 25/05
São Gonçalo x Artsul
Angra dos Reis x Audax
Gonçalense x Olaria
Sampaio Corrêa x Goytacaz
Nova Cidade x America
Barra da Tijuca x Itaboraí
Tigres x Campos
Friburguense x Duque de Caxias
Bonsucesso x Serrano
Folga: Serra Macaense

  • Marcelo Vianna, diretor de Competições da Ferj, comandou a reunião que sorteou as tabelas

    Marcelo Vianna, diretor de Competições da Ferj, comandou a reunião que sorteou as tabelas

  • Ao contrário da temporada passada, Friburguense estreia na Série B1 deste ano, em casa

    Ao contrário da temporada passada, Friburguense estreia na Série B1 deste ano, em casa

TAGS: Friburguense | futebol