Friburguense representa a cidade em maratona no Chile

Corrida é uma das mais reconhecidas provas do gênero na América do Sul e será realizada neste domingo
sexta-feira, 01 de abril de 2016
por Karine Knust
"Eu jamais poderia imaginar que fosse correr uma maratona”, diz Tássia (Foto: Divulgação)

Plaza de la Ciudadanía, Santiago, Chile. Este é o cenário no qual Tássia Sampaio dará a largada neste domingo, 3, em mais uma corrida. A dentista deve ser a única friburguense a fazer parte de uma das mais reconhecidas provas a distância da América do Sul, a Maratona de Santiago. São mais de 28 mil pessoas correndo por um percurso que encanta pelas belas paisagens.

Muitos podem até pensar que Tássia é profissional no esporte e corredora há muitos anos, mas não é bem assim. Ela começou a correr em 2014 motivada pela vontade de perder alguns quilinhos e pela necessidade de buscar uma vida mais saudável. Depois de ganhar qualidade de vida e mais de 30 medalhas nas diversas corridas que participou no Rio, Espírito Santo e São Paulo, onde correu na famosa São Silvestre, a dentista resolveu percorrer caminhos mais distantes e desafiadores.

“Eu jamais poderia imaginar que fosse correr uma maratona este ano, aliás, algum dia. Sempre coloquei na minha cabeça que eu queria correr pelo menos dez meia maratonas oficiais antes de encarar uma maratona. Mas em dezembro, um amigo me chamou para correr a prova do Chile. Na hora, eu disse um dia quem sabe e ano que vem talvez, mas não agora, afinal são 42quilômetros. Mas essa proposta ficou em minha cabeça as férias inteiras. Quando meu treinador, Pedro Mussi, ficou sabendo da ideia, me deu a maior força e isso acabou me motivando demais. Se ele, que sabe do meu condicionamento, achava possível, quem era eu para não achar?”, conta a dentista.

Claro que para esse desafio, os treinos foram mais intensos, mas o objetivo de Tássia para este domingo vai muito além do pódio. Esta prova é mais uma daquelas que a friburguense pensa em vencer apenas uma coisa: seus próprios limites. “Sigo uma planilha, intercalando corrida e musculação. Cada semana é um treino diferente, pelo menos na corrida. Além disso, intensifiquei o acompanhamento nutricional e a fisioterapia. Mas não estou com expectativa de tempo, apenas quero terminar a prova bem, viva”, afirma ela aos risos e ainda revela: “Numa segunda maratona, que eu sei que vou viciar nelas, quem sabe, a gente pensa nisso”, disse. Tássia chegou ao Chile na última quinta-feira, 31 de março, acompanhada do marido, Junior de Oliveira.

 

Foto da galeria
Tássia chegou ao Chile nesta última quinta-feira, 31, e já foi logo pegar o kit para a competição (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: maratona | corrida
Publicidade