​Friburguense precisa vencer o Resende para ir à final da Copa Rio

Empate nesta quarta-feira no Vale do Aço leva decisão para os pênaltis
terça-feira, 11 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Afonso está recuperado, mas Luiz Felipe, em boa fase, deve seguir no gol tricolor (Foto: Friburguense A.C.)
Afonso está recuperado, mas Luiz Felipe, em boa fase, deve seguir no gol tricolor (Foto: Friburguense A.C.)

O empate em Nova Friburgo deixou em aberto o duelo por uma vaga na final da Copa Rio. Se a Portuguesa goleou o Itaboraí por 4 a 0 em casa e encaminhou a sua classificação, Friburguense e Resende empataram por 1 a 1 na serra, e deixaram a definição para as 15h no Estádio do Trabalhador, no Vale do Aço. Para avançar diretamente e voltar a decidir a Copa Rio depois de cinco anos, o Frizão precisa vencer no tempo normal por qualquer placar. Um novo empate, sem importar o número de gols fora de casa, leva a decisão da vaga na final para a disputa de pênaltis.

Os primeiros 90 minutos foram de bastante equilíbrio no estádio Eduardo Guinle, com o Friburguense ligeiramente melhor nos dois tempos. O Resende apostava nos contra ataques e levou perigo em alguns deles, aproveitando uma bobeada da defesa tricolor para buscar o empate. Já a equipe comandada por Merica criou suas oportunidades, mas apenas Lohan balançou as redes.

“A gente sabia que seria difícil, mas nos preparamos. Queríamos muito a vitória, para fazer valer o mando de casa. Semifinal é isso. É guerra. São 180 minutos. Agora tem outra batalha pela frente, não tem nada decidido. É outra guerra, e vamos buscar o nosso objetivo, que é conseguir a classificação para a final”, pontua Bidu.

Frizão e Resende já se enfrentaram no Vale do Aço pela Copa Rio deste ano, em jogo vencido pelo alvinegro por 2 a 0. Consciente das dificuldades que o time encontrará, o técnico Merica já tem a estratégia definida: ser ofensivo quando tiver a posse de bola. “Não podemos abrir mão de jogar. Foi assim que goleamos o Rio-São Paulo fora de casa. É a nossa característica, e vamos manter esse jeito de atuar também nessa semifinal”, garante Merica.

A preparação do Friburguense para o duelo decisivo começou na manhã do último domingo, 9, e continuou até a tarde de terça-feira, 11. O elenco está praticamente todo à disposição, e a tendência é que a escalação seja a mesma do primeiro duelo, com Luiz Felipe, Léo, Pierre (Cadão), Diego Guerra e Ricardo; Bidu, Vitinho, Sérgio Gomes e Gleison; Ziquinha e Lohan. Sérgio Gomes, que deixou o campo lesionado no sábado, 8, não deve ser problema. Recuperado, o capitão Cadão fica à disposição de Merica, e pode aparecer entre os titulares.

Frizão busca empate contra o Vasco pelo Torneio OPG 

A persistência já é marca registrada do Friburguense no Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). A equipe, dirigida desta vez por Eduardo, voltou a fazer uma boa apresentação contra um grande clube nas categorias de base, e acabou premiada no fim da partida. Como tem sido rotina nas últimas temporadas, o Tricolor da Serra jogou de igual para igual com o Vasco, e teve oportunidades para vencer o jogo pelo Torneio OPG. Pedro abriu o marcador no estádio Eduardo Guinle.

No entanto, o cruzmaltino foi buscar a vitória de virada, através de pênalti polêmico na etapa final. O Frizão não desistiu, e foi buscar o empate por 2 a 2 com Júlio César. Na próxima rodada, o adversário é o Botafogo fora de casa. Com caráter decisivo, o duelo teve início com bastante movimentação de ambos os lados, e a tentativa de manter a posse de bola para construir as jogadas de ataque.

O Friburguense primeiro chegou através de cobrança de falta de Rodrigo, rebatida pelo goleiro. Maxwel tentou no rebote, mas errou o alvo. Foi quando os dois camisas dez apareceram na partida. Matheus Pet tentava organizar as ações do Vasco, enquanto João Pedro apareceu para dividir a bola aos 17 minutos. O meia ganhou a jogada e acionou Pedro, que teve tranquilidade para cortar a marcação e bater no canto para abrir o placar no Eduardo Guinle.

O próprio Pedro teve nova chance pouco depois. O Friburguense conseguia encontrar os espaços para se aproximar da área visitante, enquanto o Vasco chegou com perigo em chute à direita da meta de Felipe. Aos 37 minutos, João Victor bateu cruzado, o goleiro rebateu, mas Pedro não conseguiu emendar o rebote para as redes.

O equilíbrio sem manteve nos minutos iniciais do segundo tempo. O Vasco teve boa chance para empatar aos seis minutos, em finalização por cima da meta. Aos 16 minutos, Felipe fez bela defesa de mão trocada para evitar o empate. O goleiro tricolor voltou a fazer ótima intervenção em chute de Matheus Pet, pouco depois.

Quando não conseguiu alcançar, Felipe contou com a sorte aos 23 minutos, em chute cruzado à direita do gol. O Tricolor da Serra esperava por uma contra ataque para resolver o jogo. Houve uma bela trama entre João Victor e João Pedro, que terminou com a defesa do goleiro. Pouco depois, André fez boa jogada individual e bateu por cima. Aos 33, o Vasco conseguiu o gol de empate, e na sequência, a virada com Matheus Pet, cobrando pênalti assinalado de forma polêmica.

O cenário se inverteu, e enquanto o Friburguense partiu em busca do empate, o time visitante se fechou para apostar no contra golpe. Aos 40, Felipe parou uma dessas investidas com bela defesa. Mas o Tricolor da Serra foi persistente, e acabou premiado com o gol de Júlio César, aos 44 minutos. Os instantes finais foram eletrizantes: Felipe fez grande defesa, e na sequência, o Friburguense por muito pouco não encaixou contra ataque. Um grande jogo de futebol em Nova Friburgo.

O Friburguense atuou com Felipe, Rodrigo, Cleisson, Júlio César e Breno; Murillo, Maxwel, João Victor e João Pedro; Pedro (André) e Matheus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade