Friburguense perde para Bangu na 1ª rodada da Copa Rio

Confiante com o Friburguense, Andreotti exalta posse de bola na partida
terça-feira, 01 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Para Andreotti, Frizão fez bom jogo e merecia melhor sorte contra o Bangu (Foto: Vinicius Gastin)
Para Andreotti, Frizão fez bom jogo e merecia melhor sorte contra o Bangu (Foto: Vinicius Gastin)

Se o resultado não foi positivo, a atuação do Friburguense deixa uma boa perspectiva para a sequência da Copa Rio. Mesmo com um homem a menos desde o primeiro tempo, o Tricolor da Serra teve posse de bola, dominou as ações ofensivas e criou inúmeras oportunidades, especialmente na etapa final. 

Em menos de cinco minutos, o Frizão já tinha chegado com perigo à área do Bangu por três vezes. E assim transcorreu todo o segundo tempo, relembrando, inclusive, algo que aconteceu com frequência durante o campeonato carioca deste ano. Mesmo com o revés, a torcida reconheceu o esforço e saiu do estádio Eduardo Guinle com a sensação de que faltou apenas o gol para coroar o desempenho do Friburguense.

Satisfeito com o desempenho, embora incomodado com o resultado, o técnico Gerson Andreotti demonstrou serenidade após a partida da última quarta-feira, 26 de agosto. Ainda rouco por conta dos muitos gritos à beira do campo, o comandante tricolor destacou a entrega da equipe durante todo o tempo. Andreotti também lembrou a ansiedade nos minutos iniciais.

“Talvez por ser uma estreia em casa, nosso time apresentou uma ansiedade muito grande no começo do jogo. Depois da parada técnica do primeiro tempo o nosso time já melhorou. Mesmo quando ficamos com um a menos. Não parecia que existia essa desvantagem. Houve uma entrega muito boa, e nós tivemos ótima posse de bola”, disse Andreotti.

Com a posse de bola citada, o Friburguense criou inúmeras oportunidades. Jefferson, Caíque, Ziquinha, Bidu, Diego Guerra e outros chegaram perto de balançar as redes do Bangu. O repertório de jogadas, construídas tanto através da troca de passes quanto pelos cruzamentos, também foi um ponto positivo na avaliação da comissão técnica. O Frizão raramente foi ameaçado nos contra-ataques, e o Bangu teve praticamente duas chances para ampliar o placar: uma desperdiçada por Igor de Paula e outra defendida por Afonso.

“Criamos muitas chances. Foi um dia em que a bola insistiu em não entrar. A gente chegou três vezes na cara do gol em cinco minutos. Futebol é assim mesmo. Falei com o grupo que a gente sai de cabeça erguida quando há uma entrega, da maneira que foi. Isso cria uma expectativa boa para a sequência do campeonato. Só fico chateado pelo resultado”, comentou o técnico tricolor. 

Andreotti explica improvisação de Damião

Em desvantagem no intervalo e com um homem a menos após a expulsão de Jorge Luiz, o técnico Gerson Andreotti fez apenas uma alteração para a etapa final. De acordo com o treinador, a entrada de Damião teve a finalidade de recompor o sistema defensivo e dar mais liberdade aos homens de frente — Romulo, Jefferson e Caíque. O Frizão ficaria ainda mais ofensivo com as entradas de Ziquinha e Lohan na metade final de partida.

“Mantivemos a mesma estrutura, e mudei no segundo tempo por termos ficado com um homem a menos. Mas fizemos um bom jogo no geral, e o futebol é caprichoso. O futebol surpreende, e às vezes chateia pelo resultado. O mais importante é a entrega que nós tivemos durante o jogo”, observou Andreotti.

De folga na segunda rodada, o Friburguense volta a campo apenas no próximo dia 9 para enfrentar o Gonçalense, às 15h, em Moça Bonita. O Tricolor da Serra termina a primeira rodada na quarta colocação do grupo A. Ainda hoje o Resende, quinto integrante da chave, fará a estreia na competição fora de casa, contra o Angra dos Reis.

Léo e Luiz Felipe retornam

O Friburguense iniciou a preparação para a próxima rodada na última quinta-feira, 27 de agosto, logo após a partida contra o Bangu, e trabalhou também na manhã do último sábado, 29 de agosto. Destaque para os retornos do goleiro Luiz Felipe e do lateral Léo. Ambos estavam emprestados ao ADI, e foram campeões da série C estadual pela equipe de Itaboraí. Os dois jogadores, titulares em algumas partidas da Copa Rio de 2014 e, no caso de Léo, também no Carioca deste ano, ficam à disposição de Andreotti para a próxima partida. O lateral esquerdo Lucas Toledo também foi reintegrado ao elenco.

Os jogadores ganharam o domingo de folga, e voltaram a trabalhar na manhã de segunda-feira, 31 de agosto.

“Trabalhar mais”

A avaliação do jogo de estreia do Friburguense na Copa Rio é praticamente unânime entre comissão técnica e jogadores. Apesar do resultado não ter sido favorável, o time comandado por Gerson Andreotti fez uma boa apresentação, e merecia melhor sorte no estádio Eduardo Guinle. O capitão Cadão, por exemplo, avalia a atuação de forma positiva, e aposta na evolução da equipe com os treinamentos.

“Apesar do resultado, nós fizemos um bom jogo. Criamos oportunidades, mas assim como no estadual, a bola não está entrando. A gente fica triste pelo resultado dentro de casa, até porque estamos desde abril sempre treinando. Faz parte, e precisamos levantar a cabeça e continuar treinando para vencer e classificar”, disse Cadão.

O fato de ter jogado com apenas dez homens não determinou o placar da partida na opinião do zagueiro de 43 anos. Cadão lembra ainda as inúmeras oportunidades de gols criadas pelo Tricolor da Serra, especialmente no segundo tempo de partida.

“Mesmo depois da expulsão, tivemos um ritmo muito bom no segundo tempo. Merecíamos um resultado melhor. Lógico que a expulsão atrapalha, mas não foi nem isso que definiu o placar. Nossa equipe martelou, mas a bola não entrou. A gente precisa trabalhar um pouco mais para dar continuidade”, disse.

Resultados da 1ª rodada:
Gonçalense 4x0 Angra dos Reis, Moça Bonita
Friburguense 0x1 Bangu, Eduardo Guinle

Classificação - Grupo A
1º- Gonçalense, 3 pts
2º- Bangu, 3 pts
3º- Resende, 0 pts
4º- Friburguense, 0 pts
5º- Angra dos Reis, 0 pts
    
A 2ª Rodada:
Hoje, 2 – 15h 
Angra dos Reis x Resende, Jair Toscano
Hoje, 2 – 15h 
Bangu x Gonçalense, Moça Bonita
Folga: Friburguense 

Foto da galeria
Jovem Lohan é um dos candidatos à vaga do maestro contra o Gonçalense (Foto: Vinicius Gastin)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: frizão | Bangu | Copa Rio
Publicidade