Uma vitória para comprovar o potencial do time juvenil do Friburguense. Com muita raça, aplicação e eficiência, o time comandado por Merica dominou o Flamengo no estádio Eduardo Guinle e transformou a competente atuação em vitória. Humberto e Dinho — a dupla de ataque tricolor — marcaram os gols que garantiram o quarto triunfo em cinco partidas no campeonato carioca da categoria. No próximo sábado, o Friburguense recebe o Botafogo, às 13h, em Nova Friburgo.
Domínio tricolor do início ao fim
O teste para a boa fase do Friburguense de Merica começou movimentado. Se o Flamengo pediu pênalti quando a bola resvalou em um zagueiro na grande área, o Tricolor da Serra reclamou uma penalidade em Humberto, após dividida com o adversário. O Frizão conseguiu duas finalizações na sequência, através de Humberto e Rafael, mas na melhor oportunidade Iury não conseguiu o chute. A resposta rubro-negra veio em rápido contra-ataque, que resultou em falta na entrada da grande área. A cobrança passou por cima da meta de Felipe. Melhor no jogo nos primeiros 20 minutos, o Friburguense criava problemas à marcação rival com a movimentação de João Pedro, Humberto e Dinho.
Com a marcação encaixada, o time comandado por Merica praticamente não dava espaços para o Flamengo criar. A recuperação ainda no meio-campo permitiu a articulação de alguns contragolpes, mas nenhum deles resultou em gol. A velocidade de Humberto e Dinho era explorada automaticamente, mas faltava o capricho na conclusão das jogadas. Aos 35, João Pedro recebeu de Humberto, mas não concluiu da maneira que gostaria. No entanto, aos 39, Humberto fez bela jogada individual, invadiu a área e bateu firme no canto direito para abrir o placar. O Flamengo criou duas boas chances, mas não acertou o alvo. Quando a bola teve a direção do gol, Felipe fez grande defesa aos 45 minutos.
O segundo tempo teve início com uma tentativa de pressão do Flamengo. Os defensores do Friburguense tiveram trabalho com a troca de passes do ataque carioca e as investidas pelo alto, através da cobrança de dois escanteios consecutivos. O Tricolor da Serra equilibrou as ações, e conseguiu finalizar ao gol quando Ramon foi acionado pela direita, invadiu a área e bateu cruzado para a defesa do goleiro. Pouco depois, João Pedro fez boa jogada pela esquerda e rolou para Humberto, que ajeitou para Rafael. Mesmo cercado pela marcação, o volante arriscou o chute, desviado no meio do caminho. Pouco depois, João Victor desarmou no meio-campo, lançou Dinho e correu para receber a devolução. A conclusão da entrada da área, no entanto, passou por cima da meta. Mesmo destino da conclusão de Iury, depois de bela trama pela direita e o cruzamento preciso de Rodrigo, em sua primeira participação.
O próprio lateral esquerdo voltaria a dar trabalho ao rubro-negro em cobrança de falta, próximo à meia-lua da grande área. Inspirada, a dupla de ataque do Friburguense colocou a defesa rival na roda: Dinho recebeu de Igor, tabelou com Humberto e já na grande área bateu forte e cruzado para ampliar o marcador. O último ato do camisa nove, substituído por causa de uma lesão na sequência.
Em todos os setores, o Frizão era impecável. Quando exigido, aos 27 minutos, Felipe fez bela defesa no canto esquerdo. Aplicado na marcação, o Tricolor da Serra correu poucos riscos até o apito final, e quase ampliou no último minuto com Lucas. O time deixou o gramado sob aplausos da torcida. Em cinco jogos, são quatro vitórias e exibições que reafirmar o potencial desta geração. O Friburguense atuou com Felipe, Ramon (Rodrigo), Carlos Wallaf, Alanderson e Iury; Igor, Rafael, João Victor e João Pedro; Humberto e Dinho.
No infantil, goleada rubro-negra
De fato, o Flamengo teve mais posse de bola e repertório nos minutos iniciais de partida no sub-15. Desta forma, chegou algumas vezes com perigo à meta tricolor, tanto trocando passes quanto pela bola alta. Em apenas 11 minutos, o rubro-negro foi às redes duas vezes, e desta forma abriu boa vantagem no Eduardo Guinle. No entanto, ainda antes do tempo técnico, Jeferson marcou pelo gol e recolocou o Friburguense no páreo.
Durante a parada de dois minutos, Eduardo pediu atenção e incentivou os jovens atletas. O Tricolor da Serra esteve mais presente no campo de ataque, mas era constantemente ameaçado pelos contra-ataques da equipe carioca. Ainda antes do intervalo, o Flamengo chegaria ao terceiro gol após cobrança de falta que explodiu no travessão e sobrou limpa para o atacante rubro-negro no rebote.
O segundo tempo, ainda mais equilibrado, começou com poucas chances para ambos os lados e algumas jogadas mais fortes. No entanto, na primeira oportunidade que teve, o Flamengo chegou ao quarto gol, e dificultou ainda mais as possibilidades de reação do Friburguense. O técnico Eduardo promoveu alterações, e conseguiu manter o nível de disposição e entrega da equipe. Os visitantes, do mesmo modo, trocaram diversas peças no decorrer da partida.
Aos 19 minutos, o Friburguense teve boa chance para marcar o segundo com Wilson, mas o goleiro rubro-negro apareceu bem para evitar. Já o Flamengo criou oportunidades através de cobranças de falta na entrada da grande área, mas não obteve sucesso. Aos 32, o goleiro João Victor defendeu com segurança a tentativa de fora da área. Já nos minutos finais, o Flamengo ampliou a vantagem e definiu o placar.
Frizão júnior tropeça diante do Macaé fora de casa
Em seu segundo compromisso pela Taça Rio, o time de juniores do Friburguense não resistiu ao Macaé e acabou derrotado em jogo eletrizante no Norte fluminense. A equipe comandada por Luiz Mendonça lutou até os minutos finais, mas não conseguiu reverter os 3x2 favoráveis ao Macaé, que mandou na partida em seu centro de treinamento.
O Tricolor da Serra busca a primeira vitória no segundo estadual ainda hoje, 13, quando recebe o Barra Mansa no Eduardo Guinle. O jogo será às 15h, e a entrada para os torcedores é gratuita. A rádio Jornada Interativa transmite o confronto através do site www.jornadainterativa.com.br.
Deixe o seu comentário