Friburguense juvenil estreia na Taça Rio

Desafio vem depois de grande campanha no primeiro turno
sexta-feira, 31 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Destaque do Frizão, João Pedro é emprestado para  o Fluminense e desfalca a equipe na Taça Rio
Destaque do Frizão, João Pedro é emprestado para o Fluminense e desfalca a equipe na Taça Rio

Nos primeiros 13 jogos do Carioca 2015, o time juvenil do Friburguense mostrou que possui capacidade para ser protagonista da competição. O Tricolor da Serra venceu três dos quatro grandes times do Rio, e por apenas um ponto não alcançou a histórica classificação para as semifinais da competição. O time de Merica terminou a Taça Guanabara — primeira fase do torneio — na quinta colocação, com 27 pontos. O Frizão marcou 22 gols e sofreu 16, mantendo o saldo positivo de seis — apenas a metade dos times participantes (sete) fez mais gols do que sofreu. Foram nove vitórias, nenhum empate e apenas quatro derrotas. Uma delas, contra o Artsul, em Friburgo, considerada como a determinante para impedir a classificação para a fase final. Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo avançaram para as semifinais, e o cruzmaltino conquistou o título do primeiro turno.

A tabela da Taça Rio é exatamente a mesma da Taça Guanabara, apenas com os mandos de campo invertidos. Desta forma, o Friburguense estreia em casa contra o Madureira, às 13h. Também no Eduardo Guinle, logo na sequência, às 15h, o time infantil entra em campo para enfrentar o mesmo adversário. Os comandados de Eduardo, que apresentaram notória evolução no primeiro turno, têm a missão de conquistar números melhores nesta segunda parte do Carioca. Recheada de jogadores com idade para jogar na categoria mirim, a equipe perdeu todos os 13 jogos que disputou, sofrendo 43 gols e marcando apenas cinco.

João Pedro é desfalque

A boa campanha do Friburguense no primeiro turno atraiu os olhares de diversos clubes do estado e do país. Alguns jogadores foram sondados, mas o Tricolor da Serra conseguiu manter a base para a disputa da Taça Rio. No entanto, a equipe perde um de seus principais jogadores na competição: o meia João Pedro. Dono de passe preciso e visão de jogo diferenciado, o jovem de 17 anos é o autêntico camisa dez. A regularidade de João Pedro despertou o interesse do Fluminense, que prontamente acionou o departamento de futebol do Frizão para saber das possibilidades. O gerente de futebol José Siqueira conduziu as negociações, e os dois clubes entraram em acordo e João Pedro foi emprestado para o time das Laranjeiras.

Apesar da baixa, o técnico Merica segue confiante para tentar repetir a boa campanha. O comandante do time juvenil trabalha com aquela que é considerada a melhor geração do Friburguense nos últimos anos. O treinador assume a responsabilidade, e já projeta novos nomes para integrar o elenco principal nos próximos anos.

“Se você quer ser um atleta profissional, é preciso abrir mão de muitas coisas. Eu converso sobre isso com os meninos. É preciso ser profissional já no juvenil para ter chances de chegar à equipe de cima. Eu vejo uma garotada muito centrada, e que vai dar frutos para o clube”, aposta. Depois de mais de um ano à frente do juvenil tricolor, Merica considera que já adquiriu um nível diferente de experiência como treinador. A oportunidade de trabalhar como auxiliar do técnico Gerson Andreotti durante o carioca deste ano, segundo ele, ajudou a impulsionar a nova carreira.

Luis Felippe vai para a Espanha

Com apenas 17 anos, Luis Felippe estreou entre os profissionais do Friburguense e balançou as redes quatro vezes no carioca de 2014. O bom desempenho despertou o interesse de grandes clubes do futebol brasileiro, como o Internacional, mas foi no rival Grêmio que a revelação tricolor teve a primeira oportunidade. Depois do bom desempenho na Copa São Paulo de Futebol Junior, o atacante de 1,92m resolveu voltar para Nova Friburgo e chegou a abandonar o clube gaúcho por não receber oportunidades com Felipão no time principal, como havia sido prometido. Com a queda do treinador, Luis Felippe retornou ao Rio Grande do Sul.Recentemente, o Grêmio acertou empréstimo do atleta friburguense ao Mallorca, do futebol espanhol. Na Espanha, Luis Felippe disputará a Liga Adelante, a segunda divisão local, a partir deste mês. “Eu encaro como uma nova chance. Eu sempre busquei muito, treinei e me esforcei para receber uma chance como essa. Ela veio e, se Deus quiser, vai dar tudo certo.”

A tabela completa (Juvenil e Infantil):
1º/ago - 13h e 15h - Friburguense x Madureira, Eduardo Guinle
8/ago - 13h e 15h - Friburguense x Portuguesa, Eduardo Guinle
15/ago - 13h e 15h - Volta Redonda x Friburguense, CT Volta Redonda
22/ago - 13h e 15h - Friburguense x Boavista, Eduardo Guinle
29/ago - 13h e 15h - Flamengo x Friburguense, Gávea
5/set - 13h e 15h - Botafogo x Friburguense, Cefat
12/set - 13h e 15h - Tigres do Brasil x Friburguense, CT Tigres
19/set - 13h e 15h - Friburguense x Fluminense, Eduardo Guinle
26/set - 13h e 15h - Artsul x Friburguense, CT Nivaldo Pereira
3/out - 13h e 15h - Friburguense x Bangu, Eduardo Guinle
10/out - 13h e 15h - Bonsucesso x Friburguense, Leonidas da Silva
17/out - 13h e 15h - Friburguense x Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
24/out - 13h e 15h - Vasco x Friburguense, a definir

Foto da galeria
Revelação do Friburguense, Luis Felippe vai jogar na Espanha
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | juvenil | Taça Rio
Publicidade