Friburguense joga por vaga na semifinal da Copa Rio

Tricolor da Serra joga no Estádio Luso-Brasileiro, palco de momentos importantes do time
terça-feira, 04 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Frizão trabalha forte para a partida de hoje: equipe busca classificação fora de casa
Frizão trabalha forte para a partida de hoje: equipe busca classificação fora de casa

O estádio Luso-Brasileiro, de fato, é palco de momentos importantes da história do Friburguense. Foi na casa da Portuguesa, agora também Arena Botafogo, na Ilha do Governador, que o Tricolor da Serra confirmou matematicamente o retorno à elite do futebol carioca em 2011. Ironicamente, neste mesmo local, cinco anos depois, aconteceria o jogo que decretaria o rebaixamento para a série B estadual. Mas não há nada como um dia após o outro. Os deuses do futebol apresentam ao Friburguense uma oportunidade de reescrever um capítulo triste poucos meses depois. É no Luso-Brasileiro, na tarde de hoje, 5, às 15h, que o time, agora comandado por Merica, por conquistar uma vaga para as semifinais da Copa Rio.

Para tanto, o Frizão depende apenas das próprias forças. Líder do grupo A, com 13 pontos, o tricolor avança com uma vitória sobre a Lusa carioca, mas pode carimbar o passaporte até mesmo com derrota. Para tanto, basta que o Itaboraí, que soma 13 pontos, ou o Angra dos Reis, que soma 12, perca para Rio-São Paulo ou Resende, respectivamente. O Tricolor da Serra só não avança se for derrotado e os dois rivais vencerem. Caso o Angra empate e o Frizão perca, apenas uma improvável goleada elimina a equipe de Nova Friburgo. O saldo de gols tricolor é alto, o que também se torna um ponto importante e pode ser decisivo para a conquista da vaga.

Pelo menos dois desfalques

Para a partida decisiva na Ilha do Governador, o técnico Merica terá alguns problemas, e não poderá repetir a escalação que venceu o América. O volante Vitinho e o lateral Léo cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e estão fora. Sérgio Gomes volta à posição original na direita, enquanto o substituto de Vitinho pode ser o jovem Rafael, da base, que conta com a confiança do treinador.

O goleiro Afonso, ainda em fase final de recuperação de lesão, segue fora da equipe. O capitão Cadão recupera-se bem, mas não tem a escalação confirmada. Caso seja vetado, Diego Guerra e Pierre voltam a formar a dupla de zaga titular. O meia Jefinho, depois de intensificar o tratamento de sua contusão, deve enfim aparecer no banco de reservas.

A dúvida principal é o atacante Ziquinha. O experiente jogador sofreu uma torção diante do América, e foi substituído ainda antes do intervalo. O quadro clínico evolui bem, mas Merica não sabe se poderá ter o jogador diante da Portuguesa. Caso não tenha condições, Jefferson surge como favorito à vaga.

A escalação provável do Friburguense é Luiz Felipe, Sérgio Gomes, Diego Guerra, Pierre e Ricardo; Bidu, Rafael, Lucas e Gleison; Jefferson e Lohan.

Bidu destaca a importância de terminar bem a temporada

O gol de Bidu diante do América foi fundamental para manter o Friburguense em boa situação para buscar a classificação. A equipe voltou à ponta da tabela do Grupo A, exatamente após vencer o time carioca por 1 a 0. O autor do gol da vitória dedicou o tento a todos no clube, diretoria, comissão técnica e companheiros.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, mas o grupo está de parabéns, treinamos bem durante a semana e fizemos valer o mando de campo. Era uma decisão, estamos brigando pela vaga, assim como o América estava. Mas fomos abençoados, e esse gol eu dedico ao grupo e a diretoria”, disse Bidu.

Um dos símbolos da equipe e reconhecido pela disposição dentro e fora de campo, Bidu já viveu os mais diversos tipos de momentos com a camisa do Friburguense. O volante espera ainda para este ano que o Tricolor da Serra conquiste a Copa Rio, para terminar a temporada de 2016 de maneira honrosa.

“Estamos merecendo coisas boas, vivemos um momento conturbado, de queda, mas queremos reverter o que aconteceu no primeiro semestre. Vamos trabalhar durante essa semana para seguirmos brigando na Copa Rio”, garantiu Bidu.

Classificação - Grupo A

1º- Friburguense, 13 pontos (6 jogos)
2º- Itaboraí, 13 pontos (6 jogos)
3º- Angra dos Reis, 12 pontos (6 jogos)
4º- Madureira, 8 pontos (7 jogos)
5º- São Gonçalo, 8 pontos (6 jogos)
6º- Bangu, 7 pontos (6 jogos)
7º- Sampaio Corrêa, 2 pontos (6 jogos)
8º- Queimados, 0 ponto (6 jogos)

A tabela do Friburguense

Friburguense 5 x 0 Goytacaz, Eduardo Guinle
Resende 2 x 0 Friburguense, Estádio do Trabalhador
Volta Redonda 1 x 1 Friburguense, Raulino de Oliveira
Friburguense 1 x 0 Boavista, Eduardo Guinle
Rio São Paulo 0 x 5 Friburguense, Marrentão
Friburguense 1 x 0 América, Eduardo Guinle
Quarta-feira – 15h - Portuguesa x Friburguense, Luso-Brasileiro

A situação da Copa Rio

Apenas seis equipes seguem vivas na briga pela classificação para a segunda fase da Copa Rio. No Grupo A, Friburguense, Itaboraí e Angra dos Reis estão na luta por duas vagas, assim como Resende, Portuguesa e Boavista brigam no B. Os quatro clubes que avançam serão conhecidos na próxima quarta-feira,12,  quando acontece a última rodada desta primeira fase do torneio.

Na chave A, o Angra dos Reis, que passou pelo Volta Redonda, de virada, por 2 a 1 em casa na última rodada, segue vivo. No entanto, na última rodada, o clube terá que vencer o Resende no Estádio do Trabalhador e torcer pelo tropeço de Friburguense ou Itaboraí, que venceram seus respectivos confrontos diante de América e Portuguesa.

As equipes lideram a chave com o mesmo número de pontos - 13, um a mais que o Angra - e só dependem de si para avançar. Enquanto o tricolor encara a Portuguesa, a Águia vai medir forças contra o já eliminado Rio-São Paulo, no Marrentão. Um empate do Angra somado a uma derrota de Friburguense ou Itaboraí forçará um desempate no saldo de gols, onde o Frizão possui larga vantagem.

Já no Grupo B, Resende e Portuguesa ocupam a zona de classificação, acompanhados de perto pelo Boavista. Apenas o trio segue com chances de avançar. Resende e Lusa, que estão empatados no número de pontos, só dependem de si para carimbar a vaga. O Gigante do Vale vai fechar a etapa classificatória contra o Angra dos Reis, em casa, enquanto a Portuguesa vai pegar o Friburguense.

Com um ponto a menos, o Boavista pega o Madureira no estádio Nivaldão e, para se classificar, precisa vencer e torcer por um tropeço da Lusa ou do Resende - em caso de um empate, o Boavista terá que torcer por uma derrota de um dos dois rivais e buscar o desempate no saldo de gols.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade