Friburguense inicia preparação e terá até cinco novidades para 2016

Um dos segredos para o time se manter por tanto tempo na elite carioca, mesmo com menos recursos que quase todos os rivais, é o planejamento
segunda-feira, 07 de dezembro de 2015
por Vinicius Gastin
 Andreotti deverá receber até cinco reforços para a disputa do estadual
Andreotti deverá receber até cinco reforços para a disputa do estadual

Um dos segredos para o Friburguense se manter por tanto tempo na elite do futebol carioca, mesmo com menos recursos que quase todos os rivais, é o planejamento. E para 2016, os preparativos já começaram. O elenco tricolor se reapresenta na tarde de hoje, 8, no estádio Eduardo Guinle. A permanência do técnico Gerson Andreotti está assegurada, e o comandante, junto aos demais membros da comissão técnica e da diretoria, avalia as peças que tem à disposição para a próxima temporada. Algumas mudanças sensíveis podem acontecer.

O início da preparação vai acontecer em Nova Friburgo. Um período de treinos longe da cidade no mês de janeiro (como aconteceu nos últimos anos) não está descartado. O campo do CFZ, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, foi oferecido ao clube e a diretoria enxerga a possibilidade com bons olhos. Dentro de 15 dias, uma nova vistoria será feita no local para a avaliação final da estrutura.

“O clima quente e a proximidade dos clubes contra quem poderemos realizar amistosos são fatores que pesam positivamente. Vamos analisar, mas a possibilidade realmente existe”, resume o gerente de futebol José Siqueira.

A data da reapresentação do elenco profissional foi definida em acordo com o desfecho do Torneio Otávio Pinto Guimarães - competição da base onde o Friburguense foi finalista, e conquistou o vice-campeonato. Pelo menos 12 jogadores das equipes sub-23 – englobando a sub-20 – e sub-17 vão compor o grupo que disputará o Carioca. Nomes como Lohan, Maycon, Léo, León, Lucas e os meias do sub-17 Rafael e João Victor são exemplos de jogadores que devem ser promovidos.

Marcos, Marcelo e mais quatro reforços

Apesar da confirmação do retorno ao trabalho, o gerente José Siqueira prefere esperar para definir todas as peças que irão compor o elenco. Segundo o dirigente, alguns jogadores vão sair e outros nomes serão buscados no mercado para a formação do elenco. Alguns atletas em final de contrato, e outros que estão fora dos planos da comissão técnica não irão permanecer, mas a ideia é manter a base de 2015. Titulares na maioria dos jogos desta temporada, Afonso, Cadão, Sergio Gomes, Bidu, João Victor, Ziquinha, Jorge Luiz, Flavinho e Caíque têm presenças confirmadas.

Quanto às contratações, o clube vai correr atrás de pelo menos cinco reforços, todos eles dentro da realidade financeira. O Friburguense tem conversas adiantadas com dois jogadores do Vasco, um lateral e um atacante, de nomes ainda não revelados. Além deles, um atleta que se destacou na Copa Rio deve ser contratado, enquanto os meias Marcelo e Jefinho devem retornar. O primeiro foi um dos destaques do Frizão nas últimas temporadas, antes de se transferir para o RB Brasil, de São Paulo. Pouco utilizado no time paulista, o jogador está perto de voltar para Nova Friburgo.

Já Jefinho passou pelas divisões de base do Tricolor da Serra, e se destacou pelo interior do Rio de Janeiro, especialmente no América. Outro nome especulado foi de Willian Amendoim, que jogou a Copa Rio pelo Gonçalense e interessa também ao Bangu. No entanto, um acerto com Jefinho esfriaria as conversas. Em fase final de negociações, a diretoria do Friburguense espera anunciar todos esses nomes já nesta semana.

Confirmado de fato, até o momento, é o retorno do goleiro Marcos, titular do Frizão nas últimas temporadas. O experiente jogador deverá disputar posição com Afonso (goleiro que teve excelente desempenho na Copa Rio de 2015) e León, dono de atuações bastante regulares no Torneio OPG.

“Temos muitos jovens que vão continuar. Eu diria que de 28 jogadores que tivemos em 2015, nós vamos aproveitar a maioria e buscar mais uns cinco nomes dentro das nossas condições para repor as posições carentes”, reforça Siqueira.

O Campeonato Carioca de 2016 terá início no último fim de semana de janeiro. O Friburguense aguarda a definição da data exata do jogo de estreia contra o Macaé, no estádio Eduardo Guinle.

Maycon, destaque do Frizão no OPG, é convocado para a Seleção Carioca

A já tradicional aposta na base será repetida pelo Friburguense em 2016. E motivos não faltam para acreditar em sucesso. A campanha do vice-campeonato do Torneio OPG revelou novos talentos, como o goleiro León e o atacante Lohan, um dos artilheiros da competição. Mas foi outro jogador, talvez menos comentado, que chamou a atenção. O atacante Maycon Douglas está na lista de convocados para a disputa da Copa Placar de Seleções Estaduais Sub-20. A competição acontece entre os dias 12 e 18 de dezembro, em São Paulo. A equipe carioca ainda é composta por 16 jogadores do Botafogo, três do Olaria, um do Bangu e um da Portuguesa, e terá como técnico Maurício Ferreira de Souza, do alvinegro carioca.

“Estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Quero agradecer primeiramente a Deus, ao Friburguense e a todos os meus companheiros, afinal nós somos uma equipe”, destacou o atleta.

A apresentação dos convocados e comissão técnica da seleção carioca aconteceu ontem, 7, em General Severiano.  O torneio contará ainda com a presença dos representantes das federações dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

  • Destaque do Friburguense nas últimas temporadas, goleiro Marcos retorna para o estadual

    Destaque do Friburguense nas últimas temporadas, goleiro Marcos retorna para o estadual

  • Atacante Maycon, um dos destaques do Frizão no OPG, vai defender a Seleção Carioca

    Atacante Maycon, um dos destaques do Frizão no OPG, vai defender a Seleção Carioca

  • Retorno do meia Marcelo pode ser uma das novidades do Frizão para 2016

    Retorno do meia Marcelo pode ser uma das novidades do Frizão para 2016

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade