Friburguense encara o Gonçalense fora de casa pela Copa Rio

Time vai tentar buscar os pontos não conquistados na estreia em Nova Friburgo
terça-feira, 08 de setembro de 2015
por Vinicius Gastin
Andreotti aposta na evolução da equipe no decorrer da competição (Foto: Vinicius Gastin)
Andreotti aposta na evolução da equipe no decorrer da competição (Foto: Vinicius Gastin)

Se o resultado no jogo de estreia na Copa Rio não foi positivo, o Friburguense terá a oportunidade de buscar, fora de casa, os pontos não conquistados em Nova Friburgo. No entanto, o time comandado por Gerson Andreotti terá pela frente um adversário surpreendente e, até certo ponto, desconhecido. O Gonçalense venceu as duas primeiras partidas sem sofrer um gol sequer, e ainda balançou as redes cinco vezes contra Angra dos Reis e Bangu. Eis o desafio para o Tricolor da Serra na tarde de hoje, 9, no estádio Moça Bonita, em Bangu, na Zona Oeste carioca.

Satisfeito com o desempenho, embora incomodado com o resultado no jogo de estreia, o técnico Gerson Andreotti acredita que o time vai evoluir nas próximas rodadas. O peso da estreia em casa e a ansiedade pelo grande tempo sem jogos oficiais contribuíram para o tropeço na visão do treinador.

“Talvez por ser uma estreia em casa, nosso time apresentou uma ansiedade muito grande no começo do jogo. Depois da parada técnica do primeiro tempo o nosso time já melhorou, mesmo quando ficamos com um a menos. Não parecia que existia essa desvantagem. Houve uma entrega muito boa, e nós tivemos ótima posse de bola”, comentou Andreotti.

De folga na segunda rodada, o Tricolor da Serra assistiu ao adversário desta quarta chegar aos seis pontos. O Resende, que fez a primeira partida exatamente na semana passada, venceu o Angra dos Reis por 1 a 0 fora de casa. Desta forma, a briga pelas duas vagas na próxima fase promete ser intensa no grupo A.

“Temos que aprender, tirar lições do nosso jogo de estreia e ficar ligados o tempo todo. Foi só o começo, mas temos que buscar o resultado fora de casa, não tem outra solução. Pecamos em muitas coisas, mas temos que acertar, temos muitos jogos ainda”, complementou o técnico do Friburguense.

Damião na vaga do maestro

O mistério sobre o substituto de Jorge Luiz no meio-campo do Friburguense começou a ser desfeito ainda na manhã do último sábado, 5. Em vez de ser relacionado para o jogo do Tricolor da Serra pelo Torneio Otávio Pinto Guimarães, Damião treinou com o grupo principal. Era um sinal de que Gerson Andreotti planejava contar com o volante na partida contra o Gonçalense.

A possibilidade se confirmou ao longo dos treinamentos seguintes. Damião foi escalado no meio-campo ao lado de Bidu e João Victor, e desta forma o lateral Felipe terá mais liberdade para apoiar pela esquerda. Com Jorge Luiz, que fez quase a função de um segundo volante contra o Bangu, Felipe ficou um pouco mais preso, e atacou apenas quando houve cobertura. A expectativa é que o camisa seis atue como uma espécie de falso meia em Moça Bonita.

As outras opções para Andreotti eram a entrada de Lohan ou Tufy, tornando o time ainda mais ofensivo com a primeira opção ou mantendo o desenho tático parecido com a segunda. A entrada de Damião é consequência das boas participações do volante nos jogos contra Nova Cidade e São Cristóvão pelo Torneio OPG. Nas duas ocasiões, o jogador recebeu elogios do técnico Gerson Andreotti.

Desta forma, o Frizão vai a campo hoje com Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Felipe; Bidu, Damião, João Victor e Romulo; Jefferson e Caíque.

Frizão trabalhou forte no fim de semana e feriado

O Friburguense não teve moleza no último fim de semana, tampouco no feriado da Independência do Brasil (segunda-feira, 7). O preparador físico Paulo Cesar Fagundes tratou logo de esquentar a fria manhã do último sábado, 5, em Nova Friburgo. Os jogadores do Friburguense não tiveram moleza, e trabalharam forte no estádio Eduardo Guinle. Sob comando de Paulinho e olhares atentos do técnico Gerson Andreotti, o Tricolor da Serra realizou atividade para reforçar a parte física, e ainda houve tempo para o ensaio de algumas jogadas e simulação de situações de jogo.

A atividade contou com um grupo bastante reduzido, uma vez que muitos integrantes do elenco profissional viajaram para participar do jogo contra o Fluminense, pelo Torneio OPG. Atletas como o lateral Felipe, o volante Pierre, o goleiro Leon, o meia Léo e o atacante Lohan (que foi liberado para resolver problemas particulares e não jogou no Rio de Janeiro) compõem o time comandado por Merica na segunda principal competição do estado para as categorias de base.

Desta forma, a atividade no Eduardo Guinle contou praticamente apenas com os mais experientes. Cadão, Sergio Gomes, Bidu e Ziquinha se juntaram a nomes como Caíque, Diego Guerra, Romulo, Jorge Luiz e Zé Victor. Destaque para a presença de Damião, que participou do jogo de estreia do Friburguense no OPG, mas desta vez permaneceu em Nova Friburgo. Ao todo, 17 jogadores participaram do treinamento. João Victor foi poupado devido a uma lesão.

Após breve descanso no domingo, 6, as atividades foram realizadas em dois períodos na segunda-feira, 7. Pela manhã, o elenco tricolor foi a campo para mais um trabalho com bola.

No período da tarde, o Friburguense voltou a trabalhar no Eduardo Guinle. Desta vez, no entanto, os jogadores calçaram apenas os tênis e foram para a academia reforçar a musculatura. Devido a chuva, o gramado do estádio tricolor foi poupado, e novamente utilizado na tarde de ontem, 8, quando o Frizão realizou o último treinamento antes de jogar pela terceira rodada da Copa Rio. O trabalho tático e o tradicional rachão fecharam a preparação tricolor.

Classificação - Grupo A
1º- Gonçalense, 6 pts
2º- Resende, 3 pts
3º- Bangu, 3 pts
4º- Friburguense, 0 pts
5º- Angra dos Reis, 0 pts
    
A 3ª Rodada
9/set – 15h – Resende x Bangu, Trabalhador
9/set – 15h – Gonçalense x Friburguense, Moça Bonita
Folga: Angra dos Reis    

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | gonçalense | Copa Rio
Publicidade