Friburguense conquista ouro e prata em competição de tiro com arco

Françoise Chevrand , de 17 anos, também foi 2º lugar no geral, no 12° Campeonato Brasileiro Infantil, Cadete e Juvenil
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
 Françoise Chevrand  em ação
Françoise Chevrand em ação

No último final de semana, a atleta Françoise Chevrand de apenas 17 anos, conquistou uma medalhe de ouro e outra de prata, no 12° Campeonato Brasileiro Infantil, Cadete e Juvenil de Tiro com Arco. A competição, realizada em Maricá – região metropolitana do Rio de Janeiro – reuniu 110 atletas do país.

O ouro de Françoise veio na prova em que os atletas ficam a 70 metros do alvo. A atleta formou dupla com o Marcelo Silva, atleta de Maricá e conquistou a etapa na categoria mista. No individual geral, por pouco a atleta não repetiu o feito. Françoise conquistou a medalha de prata, atrás somente de Ana Clara Dias, de São Paulo.

O primeiro dia de competições marcou a fase classificatória e no mesmo dia se fez o chaveamento para os combates. “O segundo foi a final individual, em que fiquei em segundo. No terceiro dia foi as disputas das equipes mistas, além das fases finais. Em dois dias, duas medalhas”, contou a atleta.

Conquistas

2019 tem sido um ano de superação para Françoise. Em 2018, depois de se recuperar de uma lesão, a atleta voltou a treinar. Hoje, seu principal objetivo é participar de seletivas para pontuar e integrar a seleção que representará o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020 e os bons resultados tem aparecido. “Esse ano eu consegui medalha de ouro internacional por equipe no MICA (Multi-site Indoor Championship of the Americas), na categoria Juvenil Feminino, competiram 186 atletas e eu fiquei na posição 26, no individual. No campeonato Brasileiro do indoor 2019, eu subi do sexto para o segundo lugar”, comemorou.

Em fevereiro deste ano, a atleta participou do Vegas Shoot, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em uma disputa com 382 atletas de diferentes países, Françoise ficou com o 15º lugar. Foi a primeira competição após sua lesão no músculo do braço direito.

Françoise Chevrand é considerada uma atleta de alto rendimento e é uma das promessas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Seleção Brasileira de Tiro com Arco. A atleta está entre as três mais bem ranqueadas na categoria juvenil na modalidade arco-olímpico. Seleção não é novidade para atleta que fez parte da equipe, no Campeonato Sul Americano de 2016, na Argentina. Ao todo Françoise acumula 21 medalhas em competições nacionais e internacionais.

Apoio municipal

No início do ano, a prefeitura de Nova Friburgo resolveu apadrinhar a jovem. Natural de São Gonçalo, ela procurou a Secretaria Municipal de Esportes em busca apoio para realizar seus treinos.

Segundo a atleta, Friburgo se apresentou como a cidade mais segura para aprimorar suas habilidades, visando a tão sonhada vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. “Onde eu morava tem muita violência e eu precisava de um lugar fixo para treinar. Mesmo morando aqui, eu treinava em Maricá e era muito cansativo”, comentou a atleta.

A jovem foi recebida pelo secretário Waldemir Caetano. A atleta foi liberada para treinar em dois espaços e iniciar sua preparação para representar a cidade serrana nas competições.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade