Friburgo Vôlei/NFCC acumula bons resultados neste final de ano

Ritmo de fim de festa para alguns, mas não para a equipe friburguense de voleibol
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
por Vinicius Gastin
Jogo da semifinal, em Nova Friburgo, foi marcado pelo equilíbrio e pela emocionante virada do time friburguense
Jogo da semifinal, em Nova Friburgo, foi marcado pelo equilíbrio e pela emocionante virada do time friburguense

Ritmo de fim de festa para alguns, mas não para o Friburgo Vôlei/NFCC. A equipe friburguense de voleibol teve agenda cheia neste mês de dezembro, e a cada compromisso cumprido, há um novo motivo para comemorar. No último dia 3, por exemplo, as meninas da equipe sub-21 desceram a serra para participar do Torneio IVC/CEVI, em Itaboraí. O torneio reuniu, além da equipe anfitriã, os times de Papucaia e São Gonçalo.

O calor foi mais um adversário para o time de Nova Friburgo, mas os 38ºC não impediram mais uma grande apresentação das atletas Carolina Emerick, Maria Clara Schuabb, Victoria Korzan, Ana Olívia Vasques, Yasmim Galdino, Ruana Vieira e a sub-15 (infantil) Victória Castro. O Friburgo Vôlei venceu todas as partidas disputadas, sem perder nenhum set, e faturou o título da competição. 

O domínio em quadra também se refletiu em outras premiações, concedidas pelos organizadores do evento: Victória Castro (ela mesmo, do sub-15) foi eleita a melhor ponteira; Ruana Vieira a melhor meio-de-rede; Ana Olívia Vasques a melhor oposta; Maria Clara Schuabb melhor levantadora e MVP e Gustavo Costa o melhor treinador.

“Gostaria de elogiar e agradecer a organização do evento feita pelo professor Joalber, pela excelente arbitragem e pelo Francisco José Bell (amigo de longa data) e equipe”, resumiu Gustavo.

Vice no mirim

No dia seguinte, 4, um novo duelo decisivo para o Friburgo Vôlei / NFCC, desta vez na categoria mirim. Em casa, e com a presença de um bom público no ginásio Paulo Cesar Marra de Moraes, o sub-13 feminino enfrentou a forte equipe do Voleibol Clube dos Funcionários da CSN, pela semifinal do Campeonato Regional de Voleibol. Desta vez teve emoção e uma incrível virada, para sacramentar a vitória por 3x2 e carimbar a vaga para a grande final.

“Iniciamos bem a partida, vencendo o primeiro set, mas não conseguimos manter o ritmo de saque e contra-ataque e perdemos o segundo e terceiro set. No quarto set, conseguimos impor nosso volume de jogo e principalmente nosso saque levando a partida para o tie-break que foi vencido com garra, técnica e determinação”, avaliou o técnico Gustavo Costa.

Ainda segundo o treinador, desta vez não houve destaque individual, e todos os méritos foram divididos entre a equipe composta por Mariana Mezavila, Laura Duarte, Maria Clara Gil Barreto, Luiza Labandeira, Ana Luiza Brasil, Sarinha Chagas, Júlia Guindani Silva e Manoela Mendonça. “A equipe conseguiu superar os erros nos sets perdidos e juntamente com o apoio de toda a torcida composta de pais, atletas de outras categorias e amigos, conquistou a vitória”, afirmou.

“Os agradecimentos também vão para a forte equipe adversária e em especial ao técnico Fabrício Carvalho do Amaral, que dirige todas as categorias e já se sagrou campeão do mesmo campeonato pela categoria infantil (sub-15), e disputou a final pela categoria infanto (sub-17). Agradecemos também aos pais, sem os quais nada disso estaria ocorrendo, e ao Nova Friburgo Country Clube por ser nossa casa, mas principalmente a Deus. Gostaria de estender o agradecimento às equipes infantil (sub-15) e infanto (sub-17) que conquistaram um honroso terceiro lugar geral na competição.”

A premiação às atletas foi feita na semana seguinte, quando a equipe se preparava para o último compromisso do ano, exatamente a grande final do Campeonato Regional de Voleibol. A adversária era a Abf, de Valença, considerada uma das potências da competição. Na fase classificatória, cada equipe obteve uma vitória, e o jogo da grande final também marcou a possibilidade de um tira-teima.

A viagem de cinco horas de duração e o forte calor foram obstáculos a mais para as meninas. Do outro lado, atletas federadas, com passagens por times de expressão do estado, e um ginásio lotado para empurrar a equipe da casa. Fatores que não intimidaram o Friburgo Vôlei. Depois da derrota no primeiro set, as meninas friburguenses foram buscar o empate. A Abf conseguiu vencer o terceiro set, e no quarto, houve muito equilíbrio. Por detalhes, o time de Nova Friburgo não conseguiu forçar o quinto set, mas ainda assim festejou bastante o vice-campeonato do Campeonato Regional de Voleibol 2016.

“Esse ano nós conseguimos a trinca: ouro com o sub-12, bronze com o sub-15 e agora a prata com o sub-13. São grandes resultados, que representam mais um passo para o resgate do voleibol no município. Se em 2016 foi assim, imaginem 2017”, comemora Gustavo Costa.

A empolgação do treinador reúne motivos que vão além dos resultados conquistados neste ano. O Friburgo Vôlei/NFCC já tem presença confirmada na 18ª Summer Cup Volleyball 2017, que será realizada em Lousã, Portugal. A delegação será composta por 26 pessoas, sendo 23 atletas de três categorias (mirim, infantil e infanto) e três membros da comissão técnica. Alguns pais e responsáveis também irão acompanhar a equipe durante a experiência internacional.

Para custear a viagem, o Nova Friburgo Country Clube busca levantar recursos de variadas formas. Uma delas é através de rifas. Até mesmo os atletas que não poderão participar do grupo que irá a Portugal ajudam no levantamento dos valores necessários.

  • Time mirim alcançou o vice-campeonato: colocação comemorada como título pelo Friburgo Vôlei

    Time mirim alcançou o vice-campeonato: colocação comemorada como título pelo Friburgo Vôlei

  • O jogo foi bonito no ginásio do Nova Friburgo Country Clube: vaga carimbada na decisão

    O jogo foi bonito no ginásio do Nova Friburgo Country Clube: vaga carimbada na decisão

  • Equipe de Nova Friburgo intensificou a preparação para a grande final: duelo foi tira-teima da temporada

    Equipe de Nova Friburgo intensificou a preparação para a grande final: duelo foi tira-teima da temporada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: voleibol
Publicidade