Friburgo tem várias opções de lazer outdoor neste feriado

Furnas do Catete, Caledônia, Jardim do Nêgo e Country Clube são algumas das alternativas perfeitas para dias amenos
terça-feira, 14 de maio de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O Jardim do Nêgo: cartão-postal que muito friburguense não conhece (Fotos: Henrique Pinheiro)
O Jardim do Nêgo: cartão-postal que muito friburguense não conhece (Fotos: Henrique Pinheiro)

Se não chover nesta quinta-feira, 16, aniversário de 201 anos de Nova Friburgo, a dica é aproveitar o feriado para bater perna. Dias amenos, como tem feito, são ideais para quem gosta de apreciar a natureza, e áreas verdes não faltam na cidade. A pouca incidência de chuvas aliada às temperaturas agradáveis formam o clima perfeito para caminhadas.

Entre os locais indicados, o Parque das Furnas do Catete (acima) fica a dez quilômetros do Centro da cidade, ao lado da praça de pedágio na RJ-116. Repleto de grutas e rochas, o parque tem como maior atração a Pedra do Cão Sentado. A trilha para chegar ao principal símbolo turístico da cidade tem nível moderado. O local funciona de terça a domingo, das 8h às 17h e tem cobrança de ingresso.

Outra sugestão de passeio um pouco mais cansativo é subir o Pico do Caledônia (abaixo), que tem 2.257 metros e é a segunda maior montanha da Serra do Mar. O acesso se dá pelo bairro Cascatinha e o visitante vai de carro até a portaria, seguindo por um trajeto com uma subida íngreme nos dois quilômetros finais. Depois, é preciso encarar uma escadaria de 630 degraus  para alcançar o pico, de onde é possível avistar até a Região dos Lagos em dias de céu limpo.

Para quem não quer fazer tanto esforço, o Jardim do Nêgo, galeria a céu aberto  no Km 55 da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), também é uma boa opção de passeio neste feriado. Criação do artista cearense Geraldo Simplício, o Nêgo, o sítio expõe originais esculturas naturais esculpidas em barrancos. Vale a pena visitar o espaço, situado no distrito de Campo do Coelho, e aberto diariamente, das 8h às 17h. Ingressos no local.

Para finalizar o roteiro de passeios, vale uma caminhada pelo Nova Friburgo Country Clube. Um dos mais famosos cartões-postais da cidade, o espaço costuma receber muitos turistas e visitantes neste período do ano. Seus lagos emoldurados pelos 80 mil metros quadrados de jardins projetados no século 19 pelo paisagista francês Auguste Glaziou são um convite à contemplação. O local tem entrada franca e cobrança de estacionamento.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade