Friburgo se prepara para o desfile cívico-militar da Independência

Um dos pontos altos será apresentação da banda do Colégio Modelo, que comemora este ano 100 anos
sexta-feira, 06 de setembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O Colégio Modelo: 100 anos (Arquivo AVS)
O Colégio Modelo: 100 anos (Arquivo AVS)

Neste sábado, 7, feriado nacional, é celebrado o Dia da Independência do Brasil. E como já é tradição, Nova Friburgo irá promover o desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune para marcar a data. A festividade é organizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Sanatório Naval de Nova Friburgo. A solenidade terá início às 8h, com o hasteamento de bandeiras em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal.

O tradicional desfile cívico-militar será aberto pela banda Euterpe Friburguense e seguirá com o Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade dos Amigos da Marinha, Projeto Forças no Esporte, Tiro de Guerra 01-010, 11º Batalhão de Polícia Militar, 6º Grupamento de Bombeiro Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e banda Campesina Friburguense, que se apresentará na companhia dos músicos portugueses da Filarmônica Boa Vontade Lorvanense, que estão na cidade para um intercâmbio cultural.

A segunda fase do desfile será aberta com a representação dos povos colonizadores da Associação das Colônias Friburguenses (Ascofri) e continua com os colégios estaduais Canadá e Feliciano Costa, Educandário Miosótis, Escola Infantil Pontinha de Sol, Legião da Boa Vontade (LBV), Colégio Modelo, escolas municipais Dermeval Barbosa Moreira e Odette Penna Muniz, Ponto de Cultura de Olaria, ex-alunos do Colégio Anchieta, Colégio Nossa Senhora das Mercês e, por fim, a Associação dos Ex-alunos do Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas.

Colégio Modelo celebra seus 100 anos

Um dos pontos altos do desfile cívico-militar deste ano será a delegação e a banda marcial do Colégio Modelo, que este ano celebra seu centenário. Segundo a direção da tradicional instituição de ensino, irão desfilar cerca de 60 componentes entre ex-alunos e professores. Além de executarem o tradicional “Parabéns pra Você” ao público friburguense, a banda do Colégio Modelo também levará à frente de seus componentes uma bandeira que irá lembrar a banda que representou o colégio na década de 1970, considerada a “maior banda de Nova Friburgo”, com cerca de 120 integrantes.

Os 100 anos do tradicional Colégio Modelo foram celebrados no último dia 19 de março, no entanto, as comemorações se estendem por todo o ano. Atualmente, a escola fundada pela família Cortes e situada na Rua General Osório conta com aproximadamente 500 alunos em três turnos, do pré-escolar ao pós-ensino médio.

Trânsito sofrerá alterações

Em virtude do desfile cívico-militar, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), informou que a partir das 23h desta sexta-feira, 6, algumas vias ficarão interditadas para o trânsito de veículos no centro da cidade. A reabertura das vias será no sábado, a partir das 14h, logo após o término dos desfiles.

Portanto, os motoristas deverão ficar atentos com as interdições, que acontecerão em sete ruas, além da Avenida Alberto Braune. São elas: Rua Fernando Bizzotto; Rua Leuenroth; Rua Modesto de Mello; Rua Duque de Caxias (com inversão de mão); Rua Moisés Amélio; Rua Mac Níven; e Rua General Argolo. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade