Friburgo Rugby fatura título da Copa Serrana de Sevens Verão

Em processo de reestruturação, time já pode comemorar a primeira conquista em sua nova etapa
terça-feira, 21 de março de 2017
por Vinicius Gastin
Friburgo Rugby apresentou time equilibrado, e de forma invicta faturou o caneco
Friburgo Rugby apresentou time equilibrado, e de forma invicta faturou o caneco

Nada melhor do que recomeçar com título. Em processo de reestruturação, o Friburgo Rugby Union já pode comemorar a primeira conquista em sua nova etapa: a Copa Serrana de Sevens Verão, realizada no último final de semana. Além de preencher mais um espaço na sala de troféus da equipe, a taça simboliza um reforço na motivação dos jogadores e premia o equilíbrio apresentado pelo time friburguense. Enquanto a defesa se mostrou bastante compacta (que sofreu apenas três try outs), o ataque foi eficiente e garantiu as quatro vitórias conquistadas no caminho até o título.

“E assim começamos 2017. Primeiro campeonato disputado e primeiro título. Com uma defesa muito compacta e um ataque contundente, o título veio. Não foi fácil, pois enfrentamos adversários muitos duros, fortes e treinados para a modalidade. Mas o nosso estilo de jogo prevaleceu, que é jogar para se divertir, respeitando o companheiro de equipe sem gritar nem brigar um com outro”, avaliam os membros da equipe, através de uma postagem nas redes sociais.

A campanha do Friburgo Rugby apresenta resultados bastante expressivos, como os 46 x 0 sobre os Três Rios. Os Cães de Pedra venceram ainda o Cachoeiras Rugby por 12x7 e o Ita Rugby por 24x7. Na grande decisão, diante do Cariocas Rugby, o time de Nova Friburgo fez 19x5. “Vale lembrar que representamos a cidade, mas a maioria dos empresários locais nos ignora quando pedimos ajuda para disputar os campeonatos”, lamentam os jogadores, ressaltando a ajuda de algumas empresas: “Aos que nos ajudam, que são o Cantinho da Cléo, Contar Contabilidade e Academia Fight Co, o Friburgo Rugby Union agradece imensamente. Também aos atletas que participaram desta conquista os nossos parabéns, pois o título foi muito merecido.”

Figura presente nas partidas do Friburgo Rugby, inclusive fora do município, a torcedora número um, Dona Uta também foi lembrada. “Não podemos esquecer também de agradecer a nossa madrinha Uta, que estava presente na torcida e com certeza nos deu muita força.”

Participaram da campanha vitoriosa os atletas Erick Samurai, Serginho, João Vitor, Grilo, Rafinha, Fofão, Pedrão, Juca, Sonic, Hugo, Zé Tallys, Saimon e Douglas, além de Alex (torcida) e a Madrinha Uta.

O recomeço

De fato, a conquista da Copa Serrana representa um combustível extra para os projetos da nova diretoria do Friburgo Rugby. Dentre sonhos e metas, a equipe iniciou o processo de recuperação com a montagem de uma nova diretoria. Pedro Bezerra foi indicado para a presidência da equipe, que possui como vice-presidente Juca Santo. Para comandar a equipe à beira do campo, Felipe Sardou foi escolhido como treinador. “Temos também uma parceria com a equipe de Juiz de Fora-MG para disputar jogos e campeonatos”, afirma o presidente Pedro Bezerra.

O objetivo principal da temporada é buscar o título da competição estadual que será disputada. Para tanto, o Friburgo Rugby treina regulamente. A equipe utilizava o campo próximo ao trevo de Mury, que acabou sendo bastante danificado com as chuvas no final do ano passado. As atividades, entretanto, prosseguem normalmente, e os treinamentos acontecem sempre aos sábados, às 10h, no Suspiro. 

O Friburgo Rugby foi fundado por iniciativa de um grupo de amigos há aproximadamente dez anos. Inicialmente, a ideia era apenas oferecer uma nova opção de lazer através da modalidade. Junto à fundação da equipe, logo veio o apelido que caracteriza os jogadores: Cães de Pedra, numa referência à pedra do Cão Sentado, símbolo turístico da cidade, associado também à resistência do grupo às adversidades.

A partir do ano seguinte à sua fundação, em março de 2007, o Friburgo Rugby passou a disputar a elite fluminense da modalidade. Mostrando garra e determinação, o time friburguense conseguiu montar um grupo competitivo. Já no ano de 2008 sagrou-se campeão estadual da série B, e desde então, se mantém na posição entre os principais times do estado, conquistando o respeito de todos os adversários e amantes da modalidade no Rio de Janeiro.

O ano de 2011 foi marcante para a equipe: mesmo com as dificuldades ocasionadas pelo desastre natural na Região Serrana, o Friburgo Rugby manteve-se de pé, e conquistou vice-campeonato estadual. Em 2012, os Cães de Pedra conseguiram realizar uma série de partidas pelo campeonato fluminense em casa, no campo do Amparo Futebol Clube. Os bons resultados motivaram toda a equipe, e o trabalho ganhou novas vertentes com o passar do tempo. Em março de 2012, uma escolinha foi montada para oferecer aulas inteiramente gratuitas para crianças a partir dos oito anos de idade, com exigência única de frequência e bom desempenho escolar. 

Outra inovação foi a formação de um time feminino, que também volta a ter atenção especial a partir do recomeço da equipe. Na época de maior movimento, cerca de 15 atletas fizeram parte do grupo. As meninas chegaram a disputar o Circuito Fluminense de Rugby Sevens Feminino 2014, em Maricá, na modalidade olímpica seven-a-side (sete jogadoras). O circuito foi realizado em cinco etapas, com a participação de Niterói, Guanabara, Volta Redonda, Itaguaí, Friburgo e Tijuca.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburgo Rugby
Publicidade