Friburgo mostra seu potencial no Salão do Turismo, no Rio

Evento vai até domingo no Píer Mauá. Visitantes poderão conhecer um pouco da cultura local com apresentação de dança alemã
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo mostra seu potencial no Salão do Turismo, no Rio

O potencial turístico de 64 municípios fluminenses estão em destaque no Salão Estadual do Turismo, que acontece até domingo, 25, no Píer Mauá, no centro da capital. O evento tem a finalidade de divulgar os atrativos turísticos do interior para os cariocas e também visitantes que após conhecerem os encantos da Cidade Maravilhosa têm a opção de dar uma “esticada”, ao interior do estado onde se destaca a perfeita sintonia entre a serra e o mar. Nova Friburgo é um dos municípios participantes do Salão que deve receber cerca de 30 mil visitantes, segundo a Secretaria Estadual de Turismo, que organiza o evento com entrada franca. 

Além da folheteria com calendário de eventos, fotos e painéis de suas belezas naturais, os municípios participantes vão mostrar também um pouco do seu artesanato, produtos típicos, dança, música e outros atrativos. Nova Friburgo promete ser destaque com uma apresentação de dança alemã, no domingo, com grupo Tanze Im Takt. Edmilson Schneider, da Colônia Alemã, no município, conta que o grupo treinou bastante nos útlimos dias para fazer bonito no Salão e encantar o público com um pouco da cultura de seu país de origem. 

Ele conta ainda que a colônia já está mobilizada para os festejos dos 200 anos da imigração alemã no Brasil a ser comemorado em 2024. “Os alemães tiveram importante participação no desenvolvimento industrial de Nova Friburgo. Nas comemorações que estão sendo preparadas vamos divulgar esse potencial”, adianta Schneider. Além da dança alemã de Friburgo, o Salão terá apresentações da bateria da escola de samba Beija Flor, representando Nilópolis; forró Pé de Serra, de Miguel Pereira; orquestra de jazz, de Barra Mansa; grupo coral Canarinhos de Petrópolis; capoeira, de Valença e o jongo, de Mangaratiba.

  O secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, também aposta alto no potencial cultural e histórico do Rio de Janeiro e acredita que o Salão é uma boa oportunidade para os turistas conhecerem as muitas opções de visitação também no interior. Segundo Leite, o estado do Rio é amplo e pródigo em possibilidades de atrair visitantes dos demais estados e também do mundo. “Todos os que atuam profissionalmente no turismo, como empresários, agentes, receptivos e os demais que fazem do turismo o seu meio de vida profissional, têm a oportunidade durante o Salão de fazer contatos, vender produtos e se articular. Nós queremos que mais pessoas visitem o Rio de Janeiro, que tem 92 cidades maravilhosas, todas com algum atrativo se conhecer, seja beleza natural, gastronomia, história, cultura e artesanato”, destaca o secretário. 

O Salão do Turismo conta com uma área de encantamento, onde os visitantes poderão conhecer os atrativos turísticos do estado; balcões das regiões turísticas com dicas sobre destinos e local para comercialização, onde estarão empresários do turismo e uma mostra de 150 artesãos que integram o Programa de Artesanato do Estado do Rio. No auditório acontecerá o “núcleo do conhecimento”, com palestras. No palco, apresentações culturais e no telão serão exibidos vídeos e fotos das cidades fluminenses. O Salão tem o apoio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Sesc e Senac.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade