Friburgo ganha programa de reciclagem de óleo de cozinha usado

Pontos de coleta estão instalados na sede da Prefeitura, na Estação Livre e no Clube de Xadrez
terça-feira, 13 de março de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O ponto de coleta na Estação Livre (Foto: Alerrandre Barros)
O ponto de coleta na Estação Livre (Foto: Alerrandre Barros)

Três pontos de coleta de óleo de cozinha usado foram espalhados pelo Centro de Nova Friburgo esta semana. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria municipal de Meio Ambiente com a Cop Brasil, que vai recolher semanalmente o óleo e encaminhar para entidades que fazem o reaproveitamento fabricando sabão, tinta e até combustível.

Os pontos de coleta estão localizados na sede da Prefeitura, ao lado da guarita, na Avenida Alberto Braune; na Estação Livre (antiga rodoviária urbana), na Praça Getúlio Vargas; e no Clube Xadrez, no Suspiro. Em breve, segundo o governo, haverá também pontos de coleta em escolas municipais e, possivelmente, em escolas privadas da cidade.

Para depósito adequado no ponto de coleta, o óleo deve ser acondicionado em garrafas pet e, se possível, com uma identificação que informe se se trata de óleo de cozinha, azeite, banha de porco ou qualquer outro derivado de óleo usado para culinária. Assim, o material poderá ser separado e destinado de forma correta. O projeto tem prazo indeterminado.

Os vários tipos de óleos usados na cozinha costumam ser descartados de forma irregular no ralo de pias, poluindo a água e contribuindo com a morte de seres vivos, além de causarem transtornos ao entupir instalações sanitárias (caixas de gordura, em especial) e redes de esgoto.

De acordo com a Comissão de Meio Ambiente do Senado, nem 5% dessas gorduras passam por processamento ambiental adequado ao serem descartadas. Esta semana, a comissão deve votar projeto de lei do senador José Medeiros (Pode) que altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos para repassar a responsabilidade pela coleta, pelo reaproveitamento e pelo descarte dos óleos para os fabricantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade