Flinf chega à terceira edição celebrando nossos colonos

Com foco em literatura das línguas, festa literária terá Zuenir Ventura mais uma vez como patrono
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Zuenir na Flinf 2018 (Arquivo AVS)
Zuenir na Flinf 2018 (Arquivo AVS)

A terceira edição da Flinf está chegando. A Festa Literária de Nova Friburgo será realizada entre os próximos dias 18 e 21 e terá cara nova. O evento terá novidades. Em alusão à criação do município, que comemorou 200 anos no último mês de maio, a Flinf terá  mesas, debates e encontros sobre a literatura das línguas, regionalismos, a arte e a escrita dos idiomas dos povos formadores.

Prestigiando mais uma vez o evento, o jornalista e escritor Zuenir Ventura será o patrono da festa. Ele vai falar sobre o  ano de 1968, tema de um dos seus livros mais célebres. A mesa será divida com a professora de História, Maria da Graça, formada pela UFF, pós-graduada pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia e que formou uma geração de estudantes friburguenses.

Simone Brantes e as mulheres

A abertura da festa literária será no Espaço Arp e Curadoria, com roda de leitura do Mulherio das Letras e mediação da jornalista e poeta friburguense Ana Blue. Na sequência, a Flinf recebe a poeta Simone Brantes, premiada pelo Jabuti 2017 com o livro “Quase todas as noites”. Quem mediará a mesa será Kelly Oliveira, professora friburguense e coordenadora do curso de letras do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Ainda na noite de abertura, a cantora paraibana Cátia de França apresentará um show que mistura literatura e música.

O autor Francisco Azevedo, do best-seller “Arroz de Palma”, conversará com o jornalista e roteirista David Massena. Com o autor, chegará à Flinf seu novo livro, que será pré-lançado em Nova Friburgo, “Eu sou eles” (Editora Record).  Quem também vai marcar presença na Flinf 2018 é Mamede Jarouche, professor titular de língua e literatura árabe na USP desde 1992, traduziu para o português, em quatro volumes, o “Livro das mil e uma noites”. Atualmente, traduz o quinto volume para a editora Globo. Jarouche participará da festa com a professora e contadora de histórias Raquel Nader na mesa “Mil e uma histórias árabes”.

O escritor Antônio Torres estará na Flinf ao lado do escritor friburguense Henrique Bon discutindo os regionalismos na literatura. O papo será mediado por Loana Maia, que foi professora de Língua Portuguesa na UFRJ, e atualmente mora no distrito de Lumiar. Os autores Marcelo Moutinho e Carlos Eduardo Pereira vão bater um papo sobre territórios, deslocamentos e literatura com mediação de Déborah Simões, professora e mestranda da UFF.

Já o contador de histórias Francisco Gregório, que nutre uma relação de décadas com Nova Friburgo, escolheu a Flinf para lançar seu novo livro. A programação ainda prevê performances (Alexandre Marzulo), contação de histórias (Augusto Pessoa, Mariana Matos, Cia do Corpo, Maria Clara Cavalcanti e Raquel Nader), café literário, lançamento de livros e mesas no Cadima Shopping e exposições sobre autores e artistas friburguenses, homenagem ao escritor Vitor Heringer, oficinas, gastronomia no espaço da curadoria e a feirinha Flinf, além de programação infantil e atrações na Praça Marcílio Dias.

O Núcleo de Pesquisa Regional e Multidisciplinar (Nuprem) vai lançar na Flinf o edital  para o relançamento da revista Tessituras, um anseio de um grupo de investigadores de Nova Friburgo que se reuniu na I Jornada Acadêmica do Polo Cederj este ano e que percebeu ali a escassez de referências para a pesquisa, a partilha e a divulgação acadêmica sobre a região.

Espaços

A Flinf 2018 este ano acontecerá, além do Cadima Shopping, também na Praça Marcílio Dias – com programação infantil e a apresentação das bandas centenárias Campesina Friburguense e Euterpe Friburguense. O evento também terá atividades na curadoria, no Espaço Arp, no Paissandu.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura | Flinf
Publicidade