Flautistas abrilhantam celebração do Dia Nacional da Áustria

Grupo de crianças faz parte do projeto “As Profícuas Escolas” da Casa da Áustria de Nova Friburgo
sábado, 27 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
A apresentação das pequenas flautistas (Fotos: Henrique Pinheiro)
A apresentação das pequenas flautistas (Fotos: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo comemorou nesta sexta-feira, 26, o Dia Nacional da Áustria. No evento realizado pela Casa da Áustria, na Praça das Colônias, crianças que fazem parte do projeto “As Profícuas Escolas”, desenvolvido pela colônia austríaca na Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, em Salinas, distrito de Campo do Coelho, tocaram flauta e cantaram, em alemão, o hino do país, que junto com outras dez nações faz parte da formação do município.

Em nome da colônia austríaca, a presidente Lola Vonbun ressaltou a importância do investimento e da participação das colônias na educação das crianças e jovens de Nova Friburgo. Segundo ela, a ação na escola de Salinas é apenas o início. O projeto será implantado em breve em outras duas unidades da rede municipal.

O projeto musical conta atualmente com 51 crianças, de 8 a 15 anos, de ambos os sexos, todos alunos da rede municipal. Nele elas aprendem canto e flauta e passam a compor o grupo chamado “Doce Som”. Dessas, 39 estiveram presentes na comemoração na Praça das Colônias.

“Iniciamos esse projeto há dois anos. Ele vem sendo desenvolvido pela nossa vice-presidente, Célia Badini e o resultado dessa participação da Colônia da Áustria na educação tem rendido frutos belíssimos. Desde o ano passado definimos que a nossa contribuição para com a cidade deve ser na educação, não podemos perder as nossas raízes”, diz Lola.

Além do projeto “As Profícuas Escolas”, Lola destacou ainda a parceria com o Colégio Anchieta, que já permitiu a realização de duas peças teatrais que falam da história da Áustria com Nova Friburgo e já está com mais um espetáculo encaminhado, que será encenado em breve. Ela também falou sobre a parceria com o horto municipal, que resultou na plantação de 500 mudas de espécies nativas.

Emocionada por poder retornar para a Praça das Colônias, a presidente avaliou esse momento como de reflexão: “Ainda temos muitos materiais que estão espalhados por vários locais da cidade, que receberam os nossos objetos quando precisamos deixar a praça após a tempestade de 2011. Agora é o momento de recomeçar, avaliar tudo de positivo que realizamos, estudar o que foi negativo e aprender com toda essa experiência”, considera Lola.

Participaram também da celebração o secretário de Gabinete, Wilton Neves, representando o prefeito Renato Bravo, e os membros das colônias da Itália, Portugal, Suíça, Alemanha, Japão, Espanha, Líbano e Hungria, que fazem parte, com a Áustria, da Associação ds Colônias de Nova Friburgo (Ascofri).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade