Firjan/Senai NF cria andador para crianças especiais

Protótipo do Passo Certo custou R$ 215, enquanto original importado sai por volta de R$ 3 mil, 1.400% mais caro
sexta-feira, 09 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O andador desenvolvido pela equipe do Firjan/Sesi (Reprodução de vídeo)
O andador desenvolvido pela equipe do Firjan/Sesi (Reprodução de vídeo)

Um projeto criado na Firjan/Senai Nova Friburgo pode vir a beneficiar crianças com necessidades especiais de todo país. O Passo Certo, idealizado pelo instrutor da instituição, Fábio Paredes, consiste em um andador criado para dar autonomia na locomoção de crianças entre 4 e 12 anos com diversos tipos de limitações causadas por doenças congênitas ou adquiridas, como a paralisia cerebral e a meningite, e já foi testado em crianças da Apae. 

O andador original chegou até Fábio em forma de um pedido de conserto. A confeiteira Ana Márcia Hildebrandt teve a ideia de doar o antigo andador do filho que estava quebrado. Nicholas, que hoje tem 15 anos, estuda há sete na Escola Firjan/Sesi Nova Friburgo e não precisa mais do aparato.

“Procurei a Firjan SENAI para que a equipe de solda pudesse ajeitar o andador para a doação. O professor ficou inconformado ao saber quanto o equipamento custava, cerca de R$ 3 mil, e decidiu então elaborar uma versão mais barata. Além de ser caro o aparato só vende em São Paulo, o que encarece ainda mais o custo com o frete, já que é pesado”, explica Ana Márcia Hildebrandt.

Com a ideia em mente, um grupo de docentes decidiu participar de um Concurso do Departamento Nacional do Senai, o Circuito SIS (SENAI, Indústria e Sociedade). A proposta era formar uma equipe da para elaborar um projeto com o objetivo de impulsionar a participação interdisciplinar da comunidade escolar em parceria com indústrias no desenvolvimento de ações que beneficiem a sociedade onde estão inseridos.  Então instrutores, pedagoga e alunos decidiram desenvolver a proposta do andador. Fábio, então, se tornou mobilizador da equipe e abraçou a oportunidade de conduzir a iniciativa para que o aparato fosse construído e apresentado como produto viável de ser desenvolvido de acordo com a Metodologia Senai de Educação Profissional.

A mãe de Nicholas diz ainda que faz questão de acompanhar de perto o desenrolar do projeto, pois gostaria que todas as crianças tivessem a mesma oportunidade que seu filho, que adquiriu o andador gratuitamente nos Estados Unidos. “Nicholas usou o andador dos três aos oito anos de idade, e graças a essa prática e ajuda da escola hoje consegue andar sem necessidade da ferramenta”.

A fisioterapeuta que acompanhou o teste do Passo Certo em crianças atendidas pela APAE, Carla Braga Dias, revela que o dispositivo é essencial no tratamento de crianças com dificuldades para andar. De acordo com a fisioterapeuta, esse tipo específico permite que os pequenos se locomovam livremente, graças às rodinhas, e também que acertem a postura da melhor forma possível, já que ele faz base nas costas e tem um freio que não deixa que a pessoa deslize para trás, caso ocorra algum problema.

“Hoje, nós temos cerca de 50 crianças na APAE e apenas um andador para atender todas elas, justamente pelo preço e o difícil acesso, já que as peças são importadas. Com o auxílio do equipamento, muitas crianças conseguem aprender a andar sozinhas ou com o apoio só de uma muleta, por exemplo”, esclarece.

A equipe da Firjan SENAI planeja que o andador se torne uma “situação de aprendizagem” e passe a fazer parte das aulas de várias disciplinas. “Temos cursos realizados no FabLab, nosso laboratório tecnológico de prototipagem, que demandam que os alunos imprimam objetos na impressora 3D, sendo assim, podemos fazer com que certas peças do Passo Certo sejam impressas durante essas aulas, assim como outras podem ser criadas em atividades de cursos diferentes. Ao final do processo teremos andadores completos para doação”, descreve o professor. Fábio diz que, após o concurso, o projeto fica disponível em um banco de dados ao qual toda rede SENAI no país tem acesso. “Nosso pensamento é que o equipamento passe a ser replicado em todo Brasil para que mais crianças tenham essa oportunidade de se desenvolver melhor”, finaliza.
 

Inovação


Estimular a criatividade e o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos para a indústria é a proposta dos laboratórios FabLab da Firjan SENAI. Os espaços de educação com inovação para prototipagem visam soluções viáveis para desafios reais da indústria e da comunidade. 

Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, o FabLab da Firjan SENAI abriga cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e Pitch.
 

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