Fim de semana “animal” mobiliza mais de 2 mil pessoas e 500 cães em Friburgo

Cãominhada na Via Expressa arrecada 3,5 toneladas de ração e feira de adoção na Estação Livre encontra um lar para mais de 30 filhotes
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Uma multidão invade a Via Expressa durante a 4ª Cãominhada (Fotos: Henrique Pinheiro)
Uma multidão invade a Via Expressa durante a 4ª Cãominhada (Fotos: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo teve um fim de semana dedicado à causa animal, tema do Caderno Z de A VOZ DA SERRA. Uma feira de adoção no sábado, 25, na Estação Livre, e uma “cãominhada” no domingo, 26, na Via Expressa, mobilizaram mais de duas mil pessoas e 500 cães.

A Cãominhada, evento beneficente que já está na quarta edição, conseguiu arrecadar 3,5 toneladas de ração para abrigos independentes, segundo um dos organizadores, Eduardo Farias. Foram vendidos 200 kits contendo bandana, mochila, camiseta e adesivo. O balanço completo será fechado nesta quarta, 29. O evento é organizado pelo Grupo Bom pra Cachorro, com apoio diversas empresas da região.

A Cãominhada vem crescendo a cada ano. A iniciativa visa a conscientizar a população sobre a adoção responsável de cães e gatos, abandono e maus-tratos. Este ano a atividade incluiu novidades como uma exposição de cães das raças American Bully, Exoctic Bully e Bulldog Francês, e participação da Feira da  Sociobiodiversidade, com parte das vendas revertida para ações de proteção aos animais de rua.

Já na Estação Livre, onde foi promovida mais uma feira de adoção, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) conseguiu um lar para mais de 30 cães. A maioria deles resgatada, alguns vítimas de maus-tratos, mas todos dóceis, vacinados, castrados (quando adultos) e microchipados.

Segundo a subsecretária Monique Malhard, é difícil estimar quantos animais estavam disponíveis, já que os grupos que cuidam dos bichinhos voltavam e traziam outros. “Foi ótimo, conseguimos ajudar muita gente. Arrecadamos uma tonelada de ração para os abrigos que participaram”, disse Monique, destacando que a feira vem atraindo animais também de cidades vizinhas que não têm o mesmo tipo de serviço, como Sumidouro, Bom Jardim e até Teresópolis.

Durante a feira, realizada das 10h às 16h, só a família de Marcos França levou para casa, em Conquista, duas lindas peludinhas (foto). “Viemos sem saber se adotaríamos. Nossa família gosta muito de cachorro e meus filhos, especialmente o mais novo sempre quis um. Aqui tivemos esse encontro e agora vamos para casa em maior número, Já compramos o básico agora é aproveitar ao máximo essa relação de amizade, de lealdade, de amor, que é maravilhosa”, disse Marcos, ao lado da mulher, Gisele, e dos filhos João Vitor e Gabriel.

O drama da protetora Valéria Lima, que cuida de 157 animais num sítio no Amparo, do qual está sendo despejada, comoveu muitos friburguenses. VEJA A REPORTAGEM, COM VÍDEO, AQUI. O caso - matéria principal do Caderno Z - teve grande repercussão nas redes sociais, e leitores até do exterior (Estados Unidos) entraram em contato com o jornal interessados em ajudá-la. Doações de qualquer tipo, incluindo ração para cães e gatos e até mesmo jornais velhos, podem ser deixadas na Banca da Praça, em frente ao antigo Fórum, na Getúlio Vargas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade