Festival Sesc de Inverno traz Beto Guedes de volta a Lumiar

Cidade Negra, Guilherme Arantes e Chico Chico são outras atrações este ano em Friburgo, além de Martinho da Vila em Duas Barras
segunda-feira, 17 de junho de 2019
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Beto Guedes compôs
Beto Guedes compôs "Lumiar" sem conhecer o distrito (Reprodução da web)

"Anda, vem jantar, vem comer, vem beber, farrear até chegar Lumiar". Um dos versos mais famosos de Beto Guedes será cantado pelo próprio, em julho, em Lumiar, durante o Festival Sesc de Inverno. O músico está entre as atrações confirmadas pelo Sesc RJ. O festival acontece de 19 a 28 de julho em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Duas Barras e Três Rios. Entre os nomes de Friburgo, além de Beto Guedes, estão Cidade Negra e Guilherme Arantes, que se apresentam dias 20 e 21 de julho, respectivamente, na Praça do Suspiro. Cátia de França sobe ao palco do lago de Lumiar dia 26  de julho e Beto Guedes, dia 27.

Filho de Cássia Eller e revelação da nova geração da MPB, Chico Chico canta junto com João Mantuano e Daíra no Sesc, dia 25. No dia seguinte, a cantora paraibana Socorro Lira se apresenta no mesmo palco. Já Martinho da Vila canta na sua cidade natal, Duas Barras, dia 28. A programação completa será divulgada ainda este mês.

Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno contempla atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Além dos nomes conhecidos na cena cultural brasileira, a programação conta com maior participação de artistas locais, que nesta edição assumem mais protagonismo, sendo suporte para o mote do evento, que trata de territórios e identidade regional. Alguns desses artistas figuram inclusive nas peças de comunicação, como o teaser do site www.festivalsescdeinverno.com.br, e no tema musical do evento, gravado em estúdio na Região Serrana do Rio.

Este ano, pela primeira vez, a programação de Friburgo será estendida para os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Os municípios de Duas Barras e Três Rios também foram incluídos ao evento, que também acontece em Petrópolis e Teresópolis.

"Lumiar" foi gravada por Beto Guedes em 1977, no LP "A Página do Relâmpago Elétrico". Seu parceiro musical Ronaldo Bastos conheceu a região no início da década de 70, ficou apaixonado pelas belezas naturais e contou ao amigo sobre o que havia presenciado. Com base nas histórias ouvidas, Beto Guedes escreveu a música sem nunca ter visitado Lumiar, o que só o fez depois que a música ganhou sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música | festival
Publicidade