Festival Sesc de Inverno reúne boas opções neste fim de semana

Balé Stagium e artistas friburguenses sobem ao palco em diversos lugares para esquentar o clima
quinta-feira, 26 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O Stagium é uma das atrações de fora
O Stagium é uma das atrações de fora

A 17ª edição do Festival Sesc de Inverno entra na reta final. Musical premiado, atores conhecidos e admirados, animação com bonecos, tramas divertidas e instigantes, além da remontagem de um clássico. O público poderá desfrutar tudo isso nas atrações que compõem a variada programação de teatro e dança do Festival que termina no próximo domingo, 29. Até lá tem muita coisa boa na programação que reúne opções para todos os gostos.

O consagrado balé Stagium, um clássico da dança nacional, poderá ser prestigiado  por friburguenses e turistas que escolheram Nova Friburgo como roteiro nestas férias escolares, nesta sexta-feira, 27. O espetáculo Kuarup, com coreografia inspirada na dança dos índios do Xingu foi apresentada pela primeira vez em 1977 pelo Ballet Stagium, de São Paulo, o mesmo que trará hoje a Friburgo “Memória e Kuarup ou a Questão do Índio“, a remontagem comemorativa de seus 40 anos, completados no ano passado. A apresentação será às 20h no Sesc Nova Friburgo (Avenida Presidente Costa e Silva, 231).

A coreografia foi apresentada em todo o Brasil, América Latina e Europa, somando mais de 400 apresentações. As questões das sociedades indígenas inseridas no contexto atual tiveram retrocessos mais que significativos, tanto nas demarcações das terras como no detrimento de suas identidades. As leis recuam ao invés de se legitimarem. Remontar Kuarup nos seus 40 anos de trajetória extrapola as comemorações, torna-se fundamental para nos reconhecermos como território existencial.

Ao apresentar as duas obras num mesmo programa, o Ballet Stagium, com 46 anos de existência, coloca em evidência o seu constante trânsito entre tradição e ruptura, estabelecendo uma estética própria e uma linguagem que propõe refletir o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural.

Já o Grupo Bagaceira de Teatro, vai conduzir em Nova Friburgo, uma das muitas oficinas oferecidas durante o evento. As inscrições para os workshops de cinema e dança ainda estão abertas.  Para as demais oficinas, haverá distribuição de senhas meia hora antes do início. Alguns espetáculos têm a entrada solidária de um quilo de alimento não perecível, a serem doados a entidades assistenciais do município; outros oferecem descontos de 50% a associados. É só conferir a programação em www.festivalsescdeinverno.com.br.

Entre os destaques de sexta está a apresentação musical de Os Kakarecos, às 18h, em frente ao bar Fri Chopp, na Praça do Suspiro. Às 21h tem Bigode Serrano (no bar Wila Deguste, no Willisau Center, Praça Dermeval Barbosa Moreira); Fernando Herdeiros e Rodolpho (no Universo Ink) e Newton Couto e Rocyr Abudd (no Bar América).

Sábado, 28, os destaques do Festival Sesc são o espetáculo Orquestra Nova Sinfonia convida a Orquestra Jovem, às 15h, no Sesc Nova Friburgo. Às 17h tem Festival de Bandas Locais (Big Black Band, Blood Mary, Expresso Santiago, Stock House, Capitão X, Rock DaKombi e On Jack Tall Jack), também no Sesc, e às 21h, Fernando Herdeiros e Rodolpho (Universo Ink), Filhas de Bamba (Bar América), Jhéssica Barrozo (Frichopp) e Vitor Ferraz (Willa Deguste).  

 No domingo, 29, 17h tem mais Bigode Serrano (Frichopp) e Trio Todo Som (Friburgo Shopping), fechando a programação de 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento | festival
Publicidade