Festival de Truta: 45 receitas concorrem a prêmio de melhor prato

Votação popular acontece na rede social do evento, até o fim deste mês
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Truta: delícia típica de Nova Friburgo (Arquivo AVS)
Truta: delícia típica de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

Até o fim deste mês, 45 receitas concorrem ao prêmio de melhor prato do Festival da Truta de Nova Friburgo. Os turistas e moradores que visitarem algum restaurante participante podem votar e comentar o que achou sobre o prato no Facebook do evento.

A foto mais curtida vai ganhar o prêmio “Prato Favorito 2018”. Além da votação popular, um grupo de jurados está visitando os estabelecimentos participantes para degustação dos pratos. O resultado será divulgado ao final do evento.

Até o dia 30, quando o festival termina, a expectativa é que mais de cinco mil quilos de truta sejam comercializados em diferentes tipos de preparo.

O Festival da Truta é realizado pela Teia de Eventos, com apoio do Sebrae. Para votar no prato favorito é só acessar o link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1019559234895199&type=1&l=b1ec1f3db5.

Sobre o evento e a truticultura na cidade

O Festival da Truta tem mais de 20 edições e, este ano, reúne 50 estabelecimentos. A expectativa é atrair mais de 18 mil pessoas, superando os números de 2017.

No ano passado foram vendidos cerca de três mil pratos.

Os restaurantes participantes do festival ficam no Centro, Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Salinas, Cônego, Mury e Braunes.

Nova Friburgo é o município com maior produção de trutas do Estado: são 36 toneladas por ano, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Ao todo, são 18 produtores de truta cadastrados na Fiperj, sendo oito com produção em escala comercial. O peixe criado nas águas da região é vendido, principalmente, em Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e interior do estado.

A maior concentração de produção de truta está concentrada em Lumiar, na localidade de Macaé de Cima, além de Salinas e Três Picos. Ainda segundo a Fiperj, Nova Friburgo apresenta boas condições zootécnicas para a criação de trutas, como água de qualidade em abundância e a temperaturas adequadas e montanhas.

Mais informações e as receitas dos pratos participantes estão disponíveis no site www.festivaldatruta.com.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade