Festa da Flor de Lúpulo: lazer e conhecimento neste fim de semana

Programação inclui também visitas à produção em Amparo e cervejarias artesanais
sexta-feira, 26 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Festa da Flor de Lúpulo: lazer e conhecimento neste fim de semana

O Nova Friburgo Country Clube sedia neste sábado, 27, a 2ª edição da Festa da Flor de Lúpulo, ingrediente essencial à fabricação de cervejas. Além de palestras sobre plantio, produção, comercialização e utilização do lúpulo, o evento terá também uma feira de produtos derivados e oficinas gastronômicas. A programação prevê ainda no domingo, 28, a visitação guiada a produtores de mudas e plantações de lúpulo no distrito de Amparo, a 15 quilômetros do Centro, e às cervejarias Alpendorf, Pontal e Ranz, com direito a degustação.

O lúpulo é uma planta típica do hemisfério norte, tradicionalmente misturada à água e ao levedo na fabricação de cervejas. Ao ser cozido, o lúpulo libera resinas de sabor amargo, dando à bebida um sabor característico, e é ainda um conservante natural. Como Nova Friburgo tornou-se um polo da produção de cerveja artesanal, se destacando também na produção do lúpulo, o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, ressalta a importância da realização da festa.

“A Festa da Flor do Lúpulo trará mais visibilidade ao município”, acredita ele, acrescentando que para a Acianf e demais apoiadores, um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto foi a aprovação da lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria. “Essa lei trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferente”, acrescentou.

Além disso, devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o projeto de lei 3308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região. Segundo Sérgio Paiva, diretor executivo da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), com o reconhecimento do polo, a cerveja artesanal “passa a existir aos olhos do estado, que então poderá implantar políticas de incentivo para o segmento”.

Organizada pela Acianf, a Festa da Flor de Lúpulo tem o apoio da Associação dos Amigos e Moradores de Amparo (Assamam); Cervas;  Beer Alliance; Confraripa; Acerva; Sebrae; Emater Rio; Embrapa; Prefeitura de Nova Friburgo; Country Clube e Rede Lúpulo Serra Fluminense. Os ingressos, que variam entre R$ 25 e R$ 80, podem ser adquiridos pelo endereço eletrônico do evento (https://www.sympla.com.br/2-festa-da-flor-de-lupulo) ou em contato com  a Acianf, pelos telefones: (22) 99253-9508 e (22) 2522-1145.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: cerveja artesanal
Publicidade