Festa da Cerejeira reúne cerca de mil pessoas em Florândia da Serra

Entre as atrações, apresentações de dança como o Yosakoi Soran, o festival Bon-Odori, Taikô (tambores), coral e comidas
segunda-feira, 22 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A apresentação de Taikô (tambores) na Hanami (Foto de divulgação)
A apresentação de Taikô (tambores) na Hanami (Foto de divulgação)

A 26ª edição da tradicional Festa da Cerejeira (Hanami) foi realizada no último fim de semana pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasi de Nova Friburgo (colônia japonesa), no sítio da família Matsuoka, na localidade de Florândia da Serra, em Conquista, distrito de Nova Friburgo. Cerca de mil visitantes, entre eles centenas de turistas, passaram pelo evento.

“Embora no sábado tenhamos sofrido um pouco com a chuva, o domingo foi muito positivo. Acredito que àqueles que visitaram, saíram muito satisfeitos”, disse Peter Nagatsuka, membro da colônia japonesa e um dos organizadores da festa.

Entre as atrações oferecidas ao público, tiveram apresentações de dança como o Yosakoi Soran, o festival Bon-Odori, Taikô (tambores), coral da Igreja Maranata, além das deliciosas opções da gastronomia japonesa, como yakisoba, sushi, sashimi e tempurá.

O evento já traz no nome o principal objetivo do encontro: Hana = flor / Mi = ver, admirar. Ou seja, o Hanami nada mais é que uma oportunidade para contemplar a mais representativa flor do Japão, a cerejeira, chamada de sakura pelo povo japonês. Diz a lenda que uma princesa caiu do céu perto do Monte Fuji, transformando-se nessa flor. 

A cerejeira floresce apenas uma vez por ano, quando há uma elevação de temperatura após uma onda de frio intenso. A floração costuma durar apenas duas semanas. Por isso, no Japão, é considerada a flor sagrada dos samurais, que através dela se lembram de como a vida pode ser efêmera.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade