Febre Amarela: vítima mais recente morava em Campo do Coelho

Friburgo já contabiliza oito mortes de moradores; 11 casos suspeitos da doença continuam em investigação
sábado, 17 de março de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
Febre Amarela: vítima mais recente morava em Campo do Coelho

Em meio a uma epidemia de conjuntivite, a febre amarela não para de fazer vítimas fatais em Nova Friburgo. A morte mais recente é de um morador do distrito de Campo do Coelho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem era idoso (sem idade revelada) e não havia tomado a vacina. O boletim epidemiológico divulgado pelo município nesta sexta-feira, 16, revelou que atualmente a cidade conta com 23 casos confirmados da doença e 11 em investigação.

Dos 23 casos confirmados pelo levantamento da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, 11 evoluíram para óbitos. Do total de mortos pela doença, oito eram moradores de Nova Friburgo e os outros três, residiam em cidades vizinhas, mas que  durante o tratamento passaram por unidades de saúde de Nova Friburgo. Na semana passada, o governo municipal já havia informado outra morte de idoso causada pela febre amarela: um homem de 64 anos, morador do distrito de Conselheiro Paulino. Segundo o governo municipal, o provável local de infecção dele, porém, foi a vizinha Sumidouro.

As demais vítimas fatais de febre amarela em Nova Friburgo eram moradores dos bairros Cascatinha, Perissê, Nova Suíça e Chácara do Paraíso e do distrito de Riograndina. Dois oito casos, um não teve o bairro onde residia informado pela subsecretaria. Em todo o estado do Rio de Janeiro, até a última quinta-feira, 15, já haviam sido confirmados 167 casos de febre amarela, com 63 evoluindo para óbito.

Já sobre os macacos encontrados mortos este ano em Nova Friburgo, as causas ainda seguem em investigação, segundo a Subsecretaria de Vigilância Ambiental. Os primatas foram capturados nas localidades no Centro, Granja Spinelli,  Conquista, Córrego Dantas, Vila Amélia e Alto do Teleférico.

Vacinação

A imunização contra a febre amarela prossegue até o próximo dia 28,  informou a Subsecretaria de Saúde. A vacinação durante a semana, das 9h às 16h, acontece nos postos de saúde do Suspiro, Conselheiro Paulino, Olaria, Cordoeira e São Geraldo.

Além da vacinação de rotina, o município ainda vai realizar mais uma edição do Dia D de imunização para idosos na terça-feira, 20. O atendimento acontecerá das 9h às 12h, na Estação Livre, antiga rodoviária urbana na Praça Getúlio Vargas. O atendimento será realizado por enfermeiros capacitados para avaliação prévia e triagem, já que nem todos os idosos podem tomar a dose.

Vale ressaltar que a prioridade neste Dia D será imunizar os idosos acima de 60 anos contra febre amarela. Pessoas abaixo desta faixa etária, que ainda não se vacinaram, podem procurar os postos de saúde responsáveis por aplicar a dose durante a semana.

Visita aos bairros

Para orientar a população e imunizar aqueles que são aptos a receber a dose e ainda não foram vacinados, agentes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde já visitaram os bairros Chácara do Paraíso, Nova Suíça, Olaria e Stucky, além dos distritos de Campo do Coelho (Conquista), Riograndina, Mury e Amparo.

De acordo com a subsecretaria, este trabalho terá prosseguimento em todos os bairros e distritos, com prioridade para aqueles com registros de casos de febre amarela. A pasta não informou, entretanto, qual será o cronograma e horários que ação acontecerá, acrescentando apenas que “as visitas acontecem de segunda a sexta-feira e são realizadas por agentes comunitários, nos locais onde existe Estratégia de Saúde da Família, e por agentes de endemias, onde não há posto de saúde, como ocorreu na Chácara do Paraíso”. Sobre o número de pessoas já imunizadas na ação, as equipes ainda não finalizaram o levantamento.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | saúde | Dengue | conjuntivite
Publicidade