Febre amarela: Santa Maria Madalena entra na lista de imunização

Outros oito municípios da região também estão na nova listagem
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Santa Maria Madalena (Foto: Raniery Costa/Wikicommons)
Santa Maria Madalena (Foto: Raniery Costa/Wikicommons)

No início desta semana, a Secretaria estadual de Saúde divulgou a inclusão de nove municípios do estado do Rio de Janeiro na listagem dos que devem se imunizar contra o vírus da febre amarela. As cidades fazem parte da área de bloqueio contra a doença, que já foi registrada no Espírito Santo e Minas Gerais. Com a novidade, agora, 30 municípios têm indicação para imunização total ou parcial de seus habitantes.  

Dentre as cidades incluídas na listagem estão os municípios de Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Os municípios de Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaocara, São José de Ubá, além de parte da cidade de São Fidélis, também precisarão se vacinar.

A indicação dessas cidades foi realizada com base na avaliação do cenário epidemiológico dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo — que fazem divisa com essas regiões — pela subsecretaria de Vigilância em Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, mais 150 mil novas doses já foram entregues e estão sendo distribuídas, além de outras 150 mil que ainda serão disponibilizadas e entregues às prefeituras destas cidades, para abastecimento de estoques.

Somadas às já entregues aos municípios que estão em campanha de vacinação preventiva à nova remessa, sobe para 1 milhão o número de doses de vacina contra febre amarela sendo distribuídas no Estado do Rio. Isso tanto para abastecimento em todas as regiões do estado quanto para as áreas incluídas na região com recomendação temporária para vacina. A estratégia, adotada de forma preventiva pela SES, visa criar uma faixa de bloqueio nas divisas com Minas e Espírito Santo, numa tentativa de impedir a entrada do vírus no território fluminense.

“Nossa estratégia de vacinação de bloqueio vem se mostrando eficiente, no sentido de proteger nossa população e tentar impedir a entrada do vírus da febre amarela no território fluminense. Esta é uma medida de prevenção que estamos adotando e, com base na evolução do cenário epidemiológico que estamos observando, é possível que sejam feitos os ajustes, como a inclusão de novos municípios. Estamos atuando em total apoio às prefeituras, orientando diretamente as secretarias de saúde”, explicou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., através de nota.

Com a inclusão desses novos municípios com recomendação temporária para vacina contra febre amarela, a região de bloqueio passa a contar com 30 municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | Santa Maria Madalena
Publicidade