Favorito x surpresa: a final da Supercopa SAF

A decisão possui elementos que transcendem o futebol, mas é dentro das quatro linhas que o título vai ser definido
sábado, 09 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Estádio Marcio Branco recebe a quarta final da Supercopa SAF: atrações durante todo o dia (foto: Divulgação)
Estádio Marcio Branco recebe a quarta final da Supercopa SAF: atrações durante todo o dia (foto: Divulgação)

Nova Friburgo vai estar bem representada na grande final da Supercopa SAF 2016. De um lado, a equipe da localidade símbolo da produção de flores, um dos segmentos de maior destaque da economia do município. Do outro, o time do distrito economicamente mais importante, que reúne mais de 40 bairros e uma enorme população. O primeiro busca o bicampeonato para a zona rural friburguense, enquanto o segundo quer levar a taça pela primeira vez para Conselheiro Paulino.

Vargem Alta e Tio Dongo jogam neste domingo, 10, às 13h, no estádio Marcio Branco, em Stucky, e apenas um deles poderá dar a volta olímpica após o apito final. A decisão, de fato, possui elementos que transcendem o futebol, mas é dentro das quatro linhas que o título da principal competição de futebol amador vai ser definido. E no campo há duas trajetórias e perspectivas distintas.

Apontado como favorito desde antes da competição, o Vargem Alta confirmou as perspectivas com o passar das rodadas. Tanto que chega à decisão invicto, com cinco vitórias e um empate. O alvinegro da zona rural marcou 11 gols e sofreu apenas dois. Encorpado e com bom nível técnico, o time da zona rural ainda vai contar com a experiência de jogadores como o zagueiro Júnior, o meia Adriano Felício, ambos ex-Botafogo, o volante Da Silva, ex-Flamengo, e o lateral esquerdo Edinho, ex-Vasco e Madureira. Um plantel capaz de preocupar qualquer adversário.

Exceto, talvez, o Tio Dongo. A equipe de Conselheiro Paulino não começou bem a Supercopa, mas cresceu de produção e se especializou em desbancar favoritos. Se antes era considerada zebra, agora, impõe respeito por conta das três vitórias consecutivas. A campanha conta ainda com um empate e duas derrotas, 13 gols marcados e nove sofridos.

Diversas atrações no Márcio Branco

O dia da decisão será amplamente festivo, valorizando ainda mais o evento e a final entre Vargem Alta x Tio Dongo. São diversas atividades programadas, a começar pelo jogo entre Tigres do Brasil x São Pedro, nas categorias sub-11 e sub-13. Paralelo, no campo society do complexo, em Stucky, acontece um torneio envolvendo garotos do sub-9 e sub-10, com a participação de quatro equipes.

Ainda antes do início da decisão, haverá apresentações da banda do Ponto de Cultura de Olaria e do grupo de ginastas Inec/Silvana Gym (que também deverá fazer uma exibição no intervalo do jogo). Um domingo que pode ser desfrutado por toda a família friburguense.

A surpresa veste preto e laranja... Tio Dongo cresce na hora exata para chegar à decisão

A paixão pelo futebol e a fidelidade à empresa ao longo dos anos sustentam a grande surpresa da edição de 2016 da Supercopa SAF. Longe de ser apontado como um dos favoritos ao título, o Tio Dongo passou por dificuldades na fase de classificação, mas cresceu na hora certa, desbancou o Juventude e o Unidos da Ponte e chegou à grande decisão. Desde a última rodada da fase de classificação, quando bateu o São Lourenço por 5 a 3, a equipe soma três vitórias consistentes.

O presidente da equipe, Orlando Capocci, de 63 anos de idade, há oito dedica parte do tempo ao futebol. Há 15, literalmente, veste a camisa como funcionário da empresa que representa em campo. O trabalho esportivo contempla praticamente três times, que se dividem nas variadas competições pelo município. Um deles é o chamado time C, que reúne apenas veteranos. Enquanto o B disputa a Copa de Conselheiro Paulino, o principal terá a missão de buscar o inédito título.

“Dividimos as equipes e as formamos com participação de funcionários, amigos e outros atletas que chamamos para reforçar os times. O grupo é todo de amigos”, explica Capocci.

O Tio Dongo participou da Supercopa pela primeira vez em 2014, quando foi eliminado nas quartas de final pelo Rio das Flores. A campanha deste ano, inclusive, poderia ter sido mais tranquila, caso a equipe não tivesse desperdiçado dois pênaltis no jogo de estreia, no 0 a 0 contra o Cidade de Deus.

“Nosso time se restabeleceu, tivemos um jogo muito difícil contra o Corujão e perdemos. Ganhamos o São Lourenço, aproveitamos o melhor conhecimento do Pastão para bater o Juventude e passamos pelo Unidos da Ponte. A gente que é amador fica tenso, mas é preciso ter vontade, garra, fazer uma boa palestra. Nosso diferencial é a união, a confraternização”, resume.

Mais do que a oportunidade de buscar a taça, Orlando Capocci ressalta o orgulho em representar o distrito de Conselheiro Paulino na decisão. “Estamos contentes em representar o distrito, como poderia ter acontecido com o Cidade de Deus ou o Isero (outros dois times do distrito que participaram da Supercopa). Independente do que acontecer na final nós estamos felizes, mas é claro que tentaremos o título. É preciso também parabenizar o Wanderley e toda a equipe pela organização do campeonato. Nova Friburgo precisa dessa movimentação”, observa Capocci.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Supercopa SAF | futebol amador
Publicidade