Falta auxiliar de saúde bucal em Friburgo, diz CRO

Sem equipes de odontologia completas, município deixa de obter recursos do governo federal
sexta-feira, 22 de junho de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Membros do CRO se reuniram este mês na prefeitura e propôs criação de comissão para fiscalizar obras em unidades de saúde
Membros do CRO se reuniram este mês na prefeitura e propôs criação de comissão para fiscalizar obras em unidades de saúde

A falta de equipes de saúde bucal, compostas de um dentista e um auxiliar de saúde bucal, nas unidades básicas de saúde de Nova Friburgo tem sido um entrave na liberação de recursos do programa Brasil Sorridente para o município. Segundo o Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ), falta auxiliar de saúde bucal na rede. Com as equipes incompletas, a cidade não consegue se credenciar na iniciativa do governo federal e perde a oportunidade de obter incentivos financeiros.

“O município não possui esse quadro, e, automaticamente, a odontologia funciona sem a equipe mínima de saúde bucal estabelecida pelo Ministério da Saúde, que seria o dentista e um auxiliar. Por isso, o município não consegue credenciamento dessas equipes e, teoricamente, não recebe verbas de incentivo para essas equipes”, disse o conselheiro do CRO-RJ, Sávio Moraes.

No início deste mês, representantes do Conselho se reuniram com o secretário municipal da Casa Civil, Gilberto Salarini, para firmar uma parceria a fim de melhorar o atendimento odontológico na cidade. Além de solicitar a contratação de auxiliares de saúde bucal para compor as equipes, o CRO-RJ também ofereceu consultoria técnica a prefeitura para a confecção do edital do próximo concurso público, com vagas para odontologia, previsto para este ano. Isso porque nos últimos certames houve problemas na contratação de profissionais da área.

O Conselho de Odontologia também propôs ao secretário a criação de uma comissão, sem ônus para o município, para fiscalizar as obras da saúde na cidade para se evitar o desperdício de dinheiro público. De acordo com Sávio Moraes, consultórios odontológicos, recém-inaugurados no município, foram construídos sem a estrutura adequada para atendimento.

“Consultórios com uma pia, em vez de duas, conforme orienta a Vigilância Sanitária. Pias mal posicionadas e iluminação deficiente, por exemplo. Essas falhas poderiam ter sido evitadas se o Conselho tivesse sido convocado para prestar assessoria, a custo zero, para o município”, afirmou o conselheiro.   

No encontro, o CRO-RJ também propôs parceria com o município para realizar na cidade o projeto “Vamos Sorrir”, com distribuição gratuita de escovas de dentes e realização de atividades recreativas e informativas para crianças e seus responsáveis a fim de reforçar a importância dos cuidados com a saúde bucal.

“É muito importante para o nosso município receber a equipe do CRO-RJ. Eles trouxeram algumas as reivindicações como melhorias nas unidades básicas de saúde vamos levá-las para o prefeito Renato Bravo. Esperamos atender todas as exigências do Conselho e ficamos felizes também com os projetos que pretendemos realizar com o CRO na cidade”, disse Salarini na ocasião.

Procurada nesta quinta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde não detalhou quantos dentistas e auxiliares de saúde bucal possui na rede, mas informou que a Política Nacional de Saúde Bucal está implantada na cidade. “Possuímos atendimento odontológico em 16 unidades básicas de saúde, sendo 11 unidades de estratégia de saúde da família e uma policlínica. Em relação às equipes de saúde bucal, estamos adequando as unidades para solicitar o credenciamento junto ao Ministério da Saúde. No entanto, essas unidades já possuem odontólogos e realizam todas as ações previstas pelo programa”, diz a nota.

A prefeitura também informou que o Centro de Especialidades Odontológicas, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), foi aprovado pela Secretaria estadual de Saúde e aguarda o credenciamento pelo Ministério da Saúde. E acrescentou que o município conta também com o Programa Saúde na Escola, que desenvolve diversas ações de promoção da saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incluindo ações de saúde bucal em 42 escolas e creches municipais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade