Exposição "OcasionAr-te" em cartaz na Usina Cultural

Participam da mostra 12 artistas friburguenses
sábado, 07 de dezembro de 2019
por Lyvia Stael

A exposição "OcasionAr-te", em cartaz na Usina Cultural Energisa, com entrada gratuita, vai até o próximo dia 20 apresentando trabalhos de 12 artistas friburguenses das mais variadas expressões artísticas. Vale a pena a visita, pois além de ter contato com as obras, os visitantes podem ser recebidos pelos próprios autores, de várias gerações, e conhecer uma parte da arte que é produzida em Nova Friburgo.

 “A ideia da mostra é apresentar ao público as produções de arte em nossa cidade e aproximar diferentes gerações de artistas”, explicou Mario Moreira, escultor e um dos organizadores do evento: são trabalhos produzidos em pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, xilogravuras, esculturas, entre outros. Algumas peças estão à venda e podem ser boas opções de presentes neste Natal, como explica Mario Moreira, escultor e um dos organizadores do evento: “com a proximidade do Natal, a mostra é uma oportunidade de que se ofereçam obras de arte como presente nesta data. Constam da mostra peças exclusivas, variadas e a preços acessíveis”.

Participam da mostra os artistas: Regina Lo Bianco, Iraci Campos, Agatha La Piedra, Raimundo Peres, Mario Valdanini, Cacau Rezende, Mario Moreira, Dalmo Latini, Paulão, Miguel Bevilacqua, Dila Vidal e Lucileia Noel. O artista Raimundo Peres encanta com suas aquarelas com florais e paisagens, assim como as xilogravuras de Mario Valdanini, com pessoas que fazem parte da história da cidade. As belas imagens retratadas pela olhar sensível da fotógrafa Regina Lo Bianco; as esculturas de argila de Iraci Campos merecem atenção.

Outro destaque são as telas abstratas de Cacau Rezende, que mostra como a “cidade”, tema que permeia suas criações, desperta um universo de sentidos, cores, conexões e memórias. O trabalho de assemblage, termo francês para representar a mistura de diferentes objetos, realizado pelos artistas Paulão e Mario Moreira. O primeiro com uma montagem criativa utilizando pincéis, exalando arte, e Mario, com seu “Objeto Abjeto”, que busca objetos em bazares ou que são desprezados para fazer suas criações.

A exposição traz novos artistas, como Miguel Bevilacqua e Agatha La Piedra, com telas cheias de cores e sensibilidade. Miguel, também músico, contou sobre seu processo de criação: “trabalho intuitivamente, gostava de desenhar e comecei a estudar tarô, as telas expostas aqui, mostram minhas criações a partir dos meus estudos das cartas”.

A Usina Cultural fica na Praça Getúlio Vargas, 55.

  • Mário Moreira

    Mário Moreira

  • Raimundo Perez

    Raimundo Perez

  • Miguel Bevilacqua

    Miguel Bevilacqua

  • Cacau Rezende

    Cacau Rezende

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Exposição coletiva
Publicidade