Evento domingo na Via Expressa alerta para os males do cigarro

Ação integra programação do Dia nacional de combate ao fumo, celebrado na semana que vem
sexta-feira, 24 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Evento domingo na Via Expressa alerta para os males do cigarro

Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, a campanha motivada pelo Dia Nacional de combate ao Fumo, celebrado no próximo dia 29, terá ações de conscientização em Nova Friburgo a partir deste domingo, 26. Na Via Expressa, em Olaria, das 9h às 12h, a população poderá fazer testes que medem o grau de dependência à nicotina. Os fumantes poderão ainda participar e buscar apoio contra o vício com profissionais de saúde capacitados.

No evento, os fumantes também serão alertados quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o consumo do cigarro é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

Este ano, na campanha nacional de combate ao fumo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e doença cardíaca” para trabalhar a conscientização. A campanha vai alertar ainda para a ligação entre o tabaco e as doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a OMS, sete milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

Em Nova Friburgo, o Programa de Controle do Tabagismo da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, vem atendendo uma grande demanda de indivíduos fumantes que estão conscientes dos males do tabagismo e tem o desejo de parar de fumar. O atendimento, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e utilização do tratamento medicamentoso quando necessário, é realizado em grupos coordenados por profissionais de saúde capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Atualmente dez unidades de saúde oferecem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade