Estudantes empossados no projeto Câmara Jovem

Vereadores mirins terão a oportunidade de apresentar projetos de lei que serão votados no plenário
terça-feira, 15 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Os novos vereadores mirins são estudantes da rede pública e particular (Divulgação)
Os novos vereadores mirins são estudantes da rede pública e particular (Divulgação)

A última quinta-feira, 10, teve uma programação diferente na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo. É que a data marcou o início da 7ª edição do projeto Câmara Jovem. Na ocasião, 21 estudantes foram empossados como vereadores mirins. Os parlamentares juvenis foram eleitos em abril, através do voto direto de alunos das escolas participantes da disputa. O mandato vai até dezembro, quando os jovens terão a oportunidade de apresentar um projeto de lei, que será votado no plenário.

Além de criarem seus próprios projetos, ao longo do mandato, cada jovem parlamentar acompanhará a agenda dos vereadores do Legislativo Municipal. De acordo com a Câmara, ainda estão previstas ações que auxiliem na formação dos jovens, como noções gerais sobre o município, conhecimento das atividades da Câmara, as funções desempenhadas pelos vereadores e o papel principal dos representes da população no poder municipal. O objetivo, entre outros, é ainda o de  fomentar o surgimento de novas lideranças políticas em Nova Friburgo.

 “Em meio ao contexto político que o país atravessa, ver a juventude interessada pela política me traz muita alegria e um orgulho enorme. Gostaria que as famílias incentivassem esses jovens a fazerem parte da boa política, a dar a sua contribuição para o município, fazendo o melhor para Nova Friburgo”, disse o presidente da Câmara, vereador Alexandre Cruz (PPS).

O projeto Câmara Jovem é composto por alunos de escolas municipais, mas as escolas particulares também participam da iniciativa. Na mesa diretora, eleita pelos próprios vereadores mirins estão os estudantes Rafi da Roza Almeida, presidente (Colégio CPM); Vitória da Costa Oliveira, vice-presidente (Colégio Municipal Odette Penna Muniz); Juliana Aparecida Schuenck de Paula, 2ª vice-presidente (Ceffa Rei Alberto I); Carlos Augusto da Silva Filho, secretário (Odette Penna Muniz) e Jhosseny Fonseca Leite, 2ª secretária, também do Odette.

Antes do juramento de posse, o presidente da Câmara Jovem, Rafi Almeida, usou a tribuna para agradecer, em nome do grupo, a oportunidade de participar do projeto. “Espero que essa seja a Câmara Jovem mais atuante de todas as edições. E, para isso, espero contar com a colaboração dos amigos eleitos. A união nesse momento é fundamental. Muito obrigado aos colegas, diretores e professores pelo apoio para chegar até aqui”, enfatizou o jovem parlamentar. O evento de posse dos estudantes foi prestigiado pelos vereadores e pela representante da Secretaria de Educação, a subsecretária pedagógica, Patrícia Azevedo.

Confira a lista dos demais vereadores mirins empossados nesta 7ª edição do projeto:

Ana Isabelle Andrade Frossard Heringer e Estela Ferrari Melhorance (Escola Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira); Ana Karollyna de Azevedo (Ceffa Rei Alberto I); Beatriz Frez Ribeiro (Ceffa Flores); Bruna de Paula Amaral Heringer (Escola Municipal Tiradentes); Cauã Lemos Alves (Padre Rafael); Daniela Cristina dos Santos Monnerat (Padre Rafael); Davi da Silva (Padre Rafael); Gabriel Torres Carvalho da Silva (Colégio Anchieta); João Gabriel Bom Corrêa (Colégio Municipal Rui Barbosa); Letícia Jander Luquetti dos Santos (Ceffa Flores); Ludmilla dos Santos Freitas (Ceffa Rei Alberto I); Marcelo Duarte Mattos (Padre Rafael); Marcos Vinicius de Moura Vieira (Dermeval Barbosa Moreira); Tainá Martins Macário (Alcides Francisco Brantes) e Wellington da Silva Sena (Padre Rafael).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade