Estudante consegue patrocínios e viaja para os EUA neste sábado

Friburguense que ganhou bolsa de estudos da Nasa recebe ajuda após reportagem na VOZ DA SERRA
sábado, 30 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
Mylena Peixoto (Foto: Henrique Cordeiro)
Mylena Peixoto (Foto: Henrique Cordeiro)

A semana da estudante Mylena Peixoto, de 17 anos, foi digna das produções de sucesso de Hollywood. Mylena, que está de malas prontas para desembarcar na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) pela segunda vez, iniciou a semana com o suspense da indefinição da viagem, correu atrás de patrocínios e passou pelo drama de quase perder a bolsa de estudos. Na sexta-feira, 29, porém, veio o final feliz, como em um filme daqueles de tirar o fôlego.

“Parecia cena de filme. Até quinta-feira, 28, eu estava com boa parte da viagem indefinida. A Dona Enide, uma senhora que agora eu tenho todo amor do mundo, leu a reportagem na VOZ DA SERRA me procurou. Eu fui até a casa dela e lá ela me deu uma quantia em dinheiro, dizendo que queria poder fazer mais por mim, mas, em função da proximidade da viagem, era o que ela tinha em mãos. Além disso, quando eu voltar, ela vai pagar um curso de francês para mim. Os diretores da H-TUR Viagens, Hugo e Priscila Oliveira, souberam da minha história e, além de fazerem doações significativas, disseram que, a partir de agora, para onde eu for, eles vão me patrocinar. A mala que eu estou levando é patrocinada. O Anselmo Rodrigues, diretor do CPM, junto com suas funcionárias, rodaram por conta própria a cidade toda para pedir ajuda. Foi uma reviravolta muito boa. Comecei a semana tensa e agora estou mais tranquila”, disse, aliviada, a estudante.

Com poucos recursos, ela deixou o pai, a madrasta e um irmãozinho de 3 anos em Campos, no Norte Fluminense, no início do ano e foi acolhida pelas irmãs dorotéias, com quem mora no Colégio Nossa Senhora das Dores, para estudar no CPM, colégio que lhe ofereceu uma bolsa de 100%.

Mylena conta que, ao visitar o colégio no início do ano e conhecer Anselmo Rodrigues, a primeira conversa já mostrou os bons frutos que a vinda para Nova Friburgo traria para a sua vida. “Quando ele me mostrou o colégio, ele me disse que estava me dando essa bolsa porque se identificou com a minha história. Ele estava fazendo por mim o que gostaria que tivessem feito por ele, quando adolescente”.

Segundo Mylena, enquanto corria para buscar os patrocínios, ela pôde perceber quem de fato eram as pessoas que estavam ajudando no seu crescimento. “Não são patrocínios só pelo dinheiro ou para se promover. Eu me senti acolhida de fato por todos que me ajudaram. É humano, não é negócio”.

Foi a primeira vez que a estudante teve que se virar sozinha e praticamente sem a ajuda dos pais. “Eu encarei o desafio de vir para uma cidade que eu não fazia ideia de como era, com pessoas desconhecidas e longe da minha família. Eu tive que me virar. Na verdade eu sempre tive a ajuda e o apoio de todos os amigos, professores, funcionários, dos meus pais, mas essa foi a primeira vez que estive longe deles.”

Durante os sete dias de curso, Mylena espera se destacar para impressionar a Nasa e encaminhar ainda mais o seu futuro acadêmico. “A Nasa tem um plano para mim. Porque, quando vim morar em Friburgo, não tinha perspectiva de voltar. Quando meu nome foi selecionado para essa bolsa e o retorno aos EUA, percebi que tem coisa grande para acontecer. Sair de lá com uma carta de recomendação deles é uma porta de vantagem enorme para conseguir uma bolsa integral em alguma faculdade de lá ou daqui do Brasil. Meu maior desejo é cursar engenharia espacial no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME)”.

Mais amadurecida desde que chegou à cidade, Mylena não esquece suas origens e quem a ajudou a chegar tão longe “Quero agradecer a todos do CPM que me deram essa oportunidade, à Dona Enide e à H-Tur e a todos que ajudaram com rifas e outros patrocínios. Sem eles, nada disso seria possível. À minha família e amigos, são tantos que fico sem graça caso esteja esquecendo de alguém. E também À VOZ DA SERRA, claro. A realização desse sonho é de vocês, também. A vitória é de todos nós”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade