Estrada para o futuro

segunda-feira, 11 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra

OBRAS INTERROMPIDAS na Avenida Roberto Silveira ao longo do Rio Bengalas estão causando um pandemônio no trânsito do distrito de Conselheiro Paulino, mais populoso de Nova Friburgo, estendendo o engarrafamento pelos sete quilômetros do trecho da RJ-116 até o centro da cidade. O grande número de veículos transforma o percurso numa via-crúcis difícil de suportar.

NÃO BASTASSE o tumulto com a paralisação, é inegável o crescimento industrial, residencial e comercial do distrito que concentra a maior fatia do Produto Interno Bruto do município. Lá estão instaladas empresas que empregam milhares de trabalhadores e geram renda para a população. Lá também vivem e estudam milhares de friburguenses. 

INÚMEROS OUTROS problemas ainda caracterizam as dificuldades estruturais para adequar o distrito à sua verdadeira importância econômica e social. Obras de infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, urbanismo, segurança, trabalho, lazer e moradia são alguns deles, mas existem outros cujo olhar político não enxerga, ou costuma não enxergar, e que invariavelmente são os grandes problemas da população.

EXCLUSÃO SOCIAL, preconceito, drogas e violência são temas complexos que não cabem no discurso dos políticos e a resposta não está nos gabinetes oficiais. A solução não é fácil e exige um esforço concentrado de todo governo comprometido com a valorização e a qualidade de vida da população. 

HÁ ANOS OS POLÍTICOS não têm dado a atenção necessária a Conselheiro Paulino, que cresceu desordenadamente e até o momento nenhum governo se preocupou com a área em crescente expansão. Agora mesmo, a construção de mais de 2 mil residências no distrito, para os desabrigados da tragédia de 2011, causará impacto que o governo terá de se preocupar. Afinal, provavelmente o distrito abrigará mais novos 10 mil habitantes.

O CRESCIMENTO e o progresso econômico de Nova Friburgo não estão somente nas mãos dos governos federal, estadual ou municipal. Políticas públicas de incentivo à produção certamente passam pelos gabinetes, porém, fazem parte de um todo, capitaneado pela iniciativa privada, que irá comprovar o sucesso ou o fracasso da nossa trajetória. Mas, acima de tudo, cabe ao governo oferecer as adequadas condições para esse desenvolvimento.

A SEMANA que se comemora mais um aniversário de fundação da cidade, trás à tona diversos assuntos que ajudariam o município a ganhar mais entendimento político e mais harmonia nas relações sociais. A cidade cresce em população, porém, não avança em termos de qualidade de vida com a mesma celeridade. A chegada de mais um 16 de maio, portanto, é propícia para pensar no presente e traçar uma rota para o futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Rio Bengalas | RJ 116 | obra | indústria | comércio | imóvel | PIB
Publicidade