Esta quarta é o Dia Nacional do Amigo da Marinha

Rotary Suspiro vai homenagear a Soamar de Nova Friburgo
terça-feira, 05 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O Sanatório Naval de Nova Friburgo (Arquivo AVS)
O Sanatório Naval de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

O Dia Nacional do Amigo da Marinha é comemorado nesta quarta-feira, 6, e por conta disso, a Sociedade Amigos da Marinha de Nova Friburgo (Soamar) vai receber uma homenagem do Rotary Suspiro em uma cerimônia. A Soamar-NF foi fundada em 29 de julho de 1992, em solenidade realizada no auditório do Sanatório Naval de Nova Friburgo, sob a presidência do então comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Mauro César Rodrigues Vieira. O primeiro presidente da entidade foi o engenheiro civil Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud. A base de atuação da Soamar é o Sanatório Naval de Nova Friburgo (SNNF), organização militar que está presente no município desde 30 de junho de 1910.

Sociedade Amigos da Marinha

A Soamar é uma associação civil que congrega pessoas e entidades agraciadas anualmente com a medalha Amigo da Marinha. Os homenageados geralmente são personalidades que se destacam por seu apreço e entusiasmo pela história, tradição e ações empreendidas pela Marinha do Brasil. Tem o objetivo de divulgar fatos relevantes feitos pela Marinha por meio de palestras, seminários e outras atividades. A Soamar também promove atividades que contribuem para divulgar à sociedade a importância estratégica, política e econômica do poder marítimo.

O dia 6 de novembro foi escolhido para exaltar os amigos da Marinha devido ao ao aniversário do almirante-de-esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-ministro da Marinha do Brasil e patrono da Soamar. Com espírito inovador, Fonseca se destacou com a pioneira Associação Santista dos Amigos da Marinha (Asam), e depois criou a Soamar Brasil que hoje congrega 57 sedes regionais, entre elas a de Nova Friburgo.

Hotel Timoneiro

A Marinha do Brasil está presente no dia a dia do município de Nova Friburgo através do Sanatório Naval. Nele, chama atenção a imponente Casa do Marinheiro, que é um hotel de trânsito, com hospedagens destinadas aos militares, seus dependentes e convidados. A construção tem a forma de uma âncora, foi erguida assemelhando-se a uma posição de alerta, como se estivesse admirando a cidade. De suas varandas é possível apreciar uma das mais completas vistas panorâmicas de Nova Friburgo.

Dentre as celebrações do Dia Nacional do Amigo da Marinha, Sérgio Paiva, atual presidente da Soamar de Nova Friburgo, anuncia que o antigo hospital do Sanatório vai virar o Hotel Timoneiro. O imóvel inaugurado em 1936 será adaptado para abrigar o hotel. Situado em local privilegiado, no centro da cidade e cercado de muito verde, o hotel dará início a uma nova fase na busca pela qualidade de vida da família naval, tornando-se o primeiro empreendimento do Abrigo do Marinheiro, voltado prioritariamente ao lazer.

 

Reportagem do estagiário Thiago Lima, com supervisão de Henrique Amorim)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade