Escolas estaduais: renovação de matrícula termina quarta

Para garantir vaga, responsáveis ou estudante maior de 18 anos devem comparecer às escolas
terça-feira, 21 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Termina nesta quarta-feira, 22, o prazo para a renovação de matrícula para alunos da rede estadual de ensino. Para garantir vaga no ano letivo de 2018, responsáveis ou o estudante maior de 18 anos devem comparecer à unidade de ensino onde tem interesse em estudar no ano que vem e efetuar a confirmação.

Já para os alunos novos, que ainda não estudam na rede estadual mas pretendem ingressar em 2018, as inscrições também já estão abertas. Neste caso, entretanto, elas devem ser feitas pela internet, no site www.matriculafacil.rj.gov.br - sistema online disponibilizado pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc). O prazo para participar dessa primeira fase termina no dia 4 de dezembro.

Além do número de vagas disponíveis, na página de inscrição, o aluno poderá encontrar informações sobre como se inscrever; idade para cada série ofertada; além de como e quando confirmar a matrícula na escola. Segundo a  Seeduc, o sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino - municipal ou privada, por exemplo - tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

Também no site Matrícula Fácil será  divulgada, no dia 22 de dezembro, a lista com os nomes dos alocados. Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

Aqueles que não forem alocados,  que não confirmaram matrícula, ou os novos estudantes do ensino fundamental e médio terão uma segunda chance  para realizar a pré-matrícula na rede estadual, também pela internet. O período vai de 16 a 19 de janeiro de 2018, sendo os dias 16 e 17 exclusivos para os não alocados na primeira fase.

A confirmação dessa segunda etapa de matrículas acontece entre os dias 24 a 26 de janeiro. A partir do dia 1º de fevereiro as inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas onde houver vagas remanescentes da fase informatizada. Mais informações também pelo site “Matrícula Fácil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | matrícula | Rede Estadual de Ensino
Publicidade