Escola de Ian Guest vai dar curso de harmonia na Candido Mendes

Aulas serão com o professor Claudio Bergamini, atual diretor do Cigam
quarta-feira, 16 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Claudio Bergamini
Claudio Bergamini

A Casa da Música da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo firmou parceria com o conceituado Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam), do Rio de Janeiro, e oferecerá, a partir de segunda-feira 28, curso de harmonia e de introdução à harmonia com o professor Claudio Bergamini. As aulas serão à noite, com duração de um ano.

O Cigam foi fundado em 1987, no Rio, pelo professor, compositor e arranjador Ian Guest. Por ali já passaram mais de 3.500 alunos. 

Desde 1992, o núcleo Música Livre de estudos da música popular do Cigam dedica-se à pesquisa e produção de material didático. Além dos cursos regulares, a escola promove durante o ano cursos intensivos e oficinas especiais. No fim de cada semestre, a Feira Musical do Cigam tem a participação de alunos, ex-alunos e professores. No workshop Espaço Aberto, uma grande aula aberta, alunos e o público em geral têm a oportunidade de conhecer melhor a trajetória profissional de artistas consagrados como Djavan, Egberto Gismonti, Joyce, Hermeto Pascoal, Guinga, Edu Lobo, Ney Matogrosso, Leila Pinheiro, Cássia Eller, Nana Caymmi e Lenine. Alunos, ex-alunos e professores abrem esses workshops com apresentações onde têm a oportunidade de mostrar ao público seus trabalhos como intérpretes, arranjadores e compositores. Parte integrante do curso de Arranjo, a OLA (Orquestra Laboratório de Arranjo) é um ensaio aberto onde os trabalhos dos alunos são executados por uma orquestra profissional especialmente convidada. Esse evento é aberto ao público. Além de ser um momento de aplicação dos conceitos aprendidos, a intenção é viabilizar ao público em geral e aos alunos de outros cursos acesso aos detalhes do funcionamento de uma orquestra e o papel de seus integrantes e arranjadores.

Ian Guest foi professor de Raphael Rabello, Almir Chediak, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Vittor Santos, Hélio Delmiro, Maurício Einhorn, Luiz Carlos Vinhas, Henrique Cazes, Maurício Carrilho, Maurício Tapajós e Mario Adnet, entre muitos outros   músicos de renome. Introduziu o Método Kodaly em várias cidades brasileiras. Ministrou cursos e oficinas em diversos locais importantes do país, como no Conservatório Brasileiro de Música e na UFRJ. Compôs diversas trilhas sonoras para cinema, teatro e comerciais. Teve músicas gravadas por Vittor Santos, Nelson Faria, Golden Boys, Trio Ternura, e Renato e seus Blue Caps. Foi responsável pelos arranjos e pela direção musical de discos gravados por Marcos Valle, João Donato e Fagner, entre outros. Tem livros publicados como "Arranjo, método prático", "Dezesseis estudos, escritos e gravados para piano" e "Harmonia, método prático".

Já Claudio Bergamini  é compositor, arranjador, violonista e educador musical formado em Percepção, Harmonia, Arranjo e Improvisação pelo Cigam. Integra o corpo de professores do Cigam desde 1990 e desde 1992 realiza um amplo trabalho de pesquisa com o objetivo de adaptar os métodos tradicionais de ensino da música à realidade brasileira. Em 1997 foi convidado por Ian Guest para sucedê-lo, assumindo a direção do Cigam, onde também leciona Harmonia e Percepção.

A Casa da Música da Ucam fica na Avenida Júlio Antônio Thurler, 34, em Olaria, e o telefone para mais informações é (22) 2521-0825.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música
Publicidade